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Capital social familiar, aprendizagem e empreendedorismo transgeracional . In: ENCONTRO DA ANPAD (39., 13-16 setembro, Belo Horizonte, MG).
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Capital social familiar, aprendizagem e empreendedorismo transgeracional . In: ENCONTRO DA ANPAD (39., 13-16 setembro, Belo Horizonte, MG).

2.015 Belo Horizonte: ANPAD, 2015 Anais eletrônicos...   ROSCOE, Maria Teresa de Azeredo;  VIEIRA, Adriane;  GRZYBOVSKI, Denize. Trabalho de evento Roscoe, Maria Teresa de Azeredo ROSCOE, Maria Teresa de Azeredo;  VIEIRA, Adriane;  GRZYBOVSKI, Denize. A noção de capital social familiar tem proporcionado uma compreensão de como as empresas familiares se tornam empreendedoras. O objetivo do presente artigo é esclarecer a relação entre o capital social familiar, a aprendizagem transgeracional e o empreendedorismo transgeracional. Para tanto, questiona-se sobre qual é a influência do capital social familiar na aprendizagem transgeracional e no empreendedorismo transgeracional. Duas são as proposições: (1) quanto maior capacidade da empresa familiar para criar o capital social, maior será sua capacidade de promover a aprendizagem transgeracional; (2) que aprendizagem transgeracional influencia positivamente a preparação de herdeiros para se tornarem empresários. Assim, o capital social da família e a aprendizagem favorecem o empreendedorismo transgeracional. Guiados por estas proposições, fez-se um estudo da empresa brasileira Braile Biomédica, orientada pelo método estudo de caso único. Os resultados indicam que o empreendedorismo pode ser retomado por gerações sucessivas. Os eventos críticos no sistema geracional na família empreendedora não produzem mudanças apenas no ciclo de vida familiar, mas fazem reaparecer padrões, mitos, segredos e legados familiares nas decisões tomadas na gestão da empresa familiar. Outro resultado se refere às maneiras pelas quais a aprendizagem transgeracional e o empreendedorismo transgeracional são fatores facilitadores na escolha de um líder de terceira geração. Este estudo também mostra que o capital social nasce no sistema geracional famíliar e se irradia por toda a organização e comunidade, afetando a dinâmica entre os negócios da família e seus stakeholders internos e externos.  Português