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Avaliação profissional e o desempenho organizacional: o caso da Companhia de Saneamento do Paraná. In: ENCONTRO DA ANPAD (41., 2017, São Paulo).
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Avaliação profissional e o desempenho organizacional: o caso da Companhia de Saneamento do Paraná. In: ENCONTRO DA ANPAD (41., 2017, São Paulo).

2.017 São Paulo: ANPAD, 2017. Anais eletrônicos...   SILVA, Alvaro José Argemiro da;  FERNANDES, Bruno Henrique Rocha. Trabalho de evento Silva, Alvaro José Argemiro da SILVA, Alvaro José Argemiro da;  FERNANDES, Bruno Henrique Rocha. Este estudo tem como objetivo examinar a correlação entre a avaliação profissional e
resultados organizacionais. Para tanto, desenvolve um modelo para se analisar a consistência
de um processo avaliativo de uma organização, considerando conteúdo e processo. O
conteúdo da avaliação profissional incorpora quatro dimensões: desenvolvimento,
comportamento, potencial e resultados. No que respeita a processos, examinou-se elementos
derivados de uma concepção da avaliação profissional como processo social. Utilizou-se
como campo a Sanepar, Companhia de Saneamento do Paraná, empresa pública de
saneamento básico. Adotou-se metodologia de pesquisa mista: quantitativa, por meio de
dados em painel; e qualitativa via análise de conteúdo, análise documental e questionário
aberto. A empresa tem desempenho mensurado por meio de múltiplos indicadores, e
gestores e funcionários são anualmente avaliados por meio de instrumentos formais.
Considerou-se uma série longitudinal de metas e avaliações profissionais entre os anos 2006
e 2012. Não foi observada relação significativa entre avaliações profissionais e performance,
constatando-se ainda que o processo de avaliação na empresa, além de não distinguir com
clareza o que avalia, também apresenta desvios, como associações automáticas entre
remuneração e progressão, o que estimula avaliadores e avaliados a majorarem respostas a
fim de obter ganho salarial e de carreira. Nesta medida, o modelo desenvolvido revelou-se
útil para explicar o processo de avaliação da empresa, demonstrando tanto problemas de
conteúdo, quanto de processo que prejudicaram a fidedignidade da avaliação e sua
contribuição para resultados organizacionais.
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