Fundação Dom Cabral
00A1BE FFFFFF
 

Publicação

Educação executiva: a espiral de desenvolvimento da liderança relacional-semiótica. In: CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS DE ENSINO (2., 2016. Belo Horizonte, MG).
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Baixe o pdf   Baixe o Abstract  

Educação executiva: a espiral de desenvolvimento da liderança relacional-semiótica. In: CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS DE ENSINO (2., 2016. Belo Horizonte, MG).

2.016 Belo Horizonte: UFMG, 2016. Anais do II Congresso de Inovação e Metologias de Ensino.   SANT'ANNA, Anderson de Souza;  DINIZ, Daniela Martins. Trabalho de evento Sant'Anna, Anderson de Souza SANT'ANNA, Anderson de Souza;  DINIZ, Daniela Martins. A abordagem relacional assume que a liderança decorre da inter-relação entre diferentes dimensões - e não apenas daquelas entre superior-subordinado - englobando além do nível individual, organizacional e interorganizacional, o societal. Uma característica da liderança relacional é, portanto, sua valorização da dimensão do contexto, tanto do macrocontexto, quanto de ambiências organizacionais e microfísicas em que se faz exercer. Em particular, ela se orienta à construção e sustentação de contextos capacitantes em que novos dispositivos de liderança são requeridos face a configurações macro ambientais e organizacionais, em especial, orientadas à criação e à inovação. Nesse contexto, a proposta deste ensaio, o qual articula diferentes saberes e bases epistemológicas, consiste na proposição de dispositivo de desenvolvimento de executivos e, em particular da dimensão da liderança, por meio de conversações entre teóricos envolvidos na temática da “criação de conhecimento” em contextos heterotópicos de criação e inovação e conceitos da semiótica psicanalítica lacaniana. Como resultado propõe-se abordagem de desenvolvimento de liderança em programas de educação executiva, administradores e gestores: a espiral de desenvolvimento da liderança relacional-semiótica. Português