Fundação Dom Cabral
00A1BE FFFFFF
 

Publicação

Liderança: uma análise sob a perspectiva de Acadêmicos Brasileiros e Norte-americanos. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. (33. 2009. SÃO PAULO, SP).
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Baixe o pdf http://ci.fdc.org.br/Artigos%20FDC/Artigos%20FDC%202009/Liderança%20-%20uma%20Análise%20sob%20a%20Perspectiva%20de%20Acadêmicos%20Brasileiros%20e%20Norte-Americanos.pdf Baixe o Abstract  

Liderança: uma análise sob a perspectiva de Acadêmicos Brasileiros e Norte-americanos. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. (33. 2009. SÃO PAULO, SP).

2.009 São  Paulo : ANPAD,  2009. Resumo dos trabalhos [do] 33. EnANPAD. GPR461.   SANT'ANNA, Anderson de Souza;  VAZ, Samir Lótfi;  NELSON, Reed E.;  CAMPOS, Marly Sorel;  LEONEL, Jordan Nassif. Trabalho de evento Sant'Anna, Anderson de Souza SANT'ANNA, Anderson de Souza;  VAZ, Samir Lótfi;  NELSON, Reed E.;  CAMPOS, Marly Sorel;  LEONEL, Jordan Nassif. Este trabalho apresenta resultados de pesquisa piloto realizada junto a acadêmicos brasileiros e americanos. O intuito principal foi investigar o estágio atual dos estudos sobre a liderança, destacando principais questões e desafios em torno da temática e seu desenvolvimento. Utilizando como referencial teórico revisão das principais correntes e abordagens sobre liderança, o estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritivo-analítica, de natureza qualitativa, conduzida por meio da técnica de entrevista semi-estruturada. Após coleta e tratamento dos dados, com o auxílio do software de tratamento qualitativo NVivo 8, evidenciou-se, junto ao grupo inicial de dezessete respondentes brasileiros, cinco grandes temas: Estágio atual do Construto: esgotamento e crise; Desenvolvimento de líderes versus normalização da gestão; Noção de líder versus gestor; Desenvolvimento de competências e liderança e Desenvolvimento de líderes para o século XXI. Concomitantemente, foi possível identificar diferenças marcantes quanto às percepções de pesquisadores brasileiros e norte-americanos em relação à crítica e diversidade de abordagens teórico-metodológicas aplicadas à pesquisa, ensino e desenvolvimento da liderança. Diferentemente, por exemplo, da percepção de pesquisadores brasileiros quanto a um esgotamento do construto, constata-se, por parte dos acadêmicos americanos, maior engajamento, desenvolvimento e adoção de múltiplas e diversificadas abordagens sobre o tema. Pelo menos quatro abordagens distintas emergiram: The Existential, The Career Trajectory, The Leader as Puzzle e The Leader as Mediator/Broker. Português 005 E56r 2009