Fundação Dom Cabral
00A1BE FFFFFF
 

Publicação

RT2030 Plano de desenvolvimento da radioterapia para a próxima década: por uma radioterapia de qualidade e acessível a todos os brasileiros.
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Baixe o pdf   Baixe o Abstract  

RT2030 Plano de desenvolvimento da radioterapia para a próxima década: por uma radioterapia de qualidade e acessível a todos os brasileiros.

2.021 2021.  230 p. ROSA, Arthur Accioly;  MARTINS, Homero Lavieri <i>et al.</i> Relatório de Pesquisa Rosa, Arthur Accioly ROSA, Arthur Accioly;  MARTINS, Homero Lavieri <i>et al.</i> A população brasileira está vivendo uma grande transformação etária e epidemiológica. Com seu envelhecimento, estima-se um aumento significativo na incidência e mortalidade por câncer nas próximas décadas. A radioterapia que é um dos pilares do tratamento do câncer, sendo usada em algum momento do curso da doença em mais da metade dos pacientes, infelizmente não é acessível para boa parte da população brasileira. O Censo do Ministério da Saúde, em 2018, mostrou que o Brasil conta com apenas metade dos equipamentos necessários para atender a sua demanda. A mudança rápida desse cenário é difícil por conta da complexidade da infraestrutura e das particularidades da operação da radioterapia. O Projeto RT2030 foi idealizado para mensurar os desafios para um acesso integral e, principalmente, de qualidade para a população brasileira na próxima década. As discussões conduzidas dentro de um grupo qualificado e especializado no assunto trouxeram análises e proposições, que constroem uma nova perspectiva para fomentar um planejamento sustentável e continuo para a radioterapia brasileira. Português Documento Eletrônico