Fundação Dom Cabral
00A1BE FFFFFF
 

Publicação

Ranking FDC das Multinacionais Brasileiras 2014: a força da marca Brasil na criação de valor internacional.
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Baixe o pdf http://ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Relatórios%20de%20Pesquisa/Relatórios%20de%20Pesquisa%202014/Ranking%20FDC%20das%20Multinacionais%20Brasileiras%202014%20-%20Sumário%20Executivo.pdf Baixe o Abstract  

Ranking FDC das Multinacionais Brasileiras 2014: a força da marca Brasil na criação de valor internacional.

2.014 Nova Lima, MG:  FDC Núcleo de Negócios Internacionais,  2014.  50 p. CRETOIU, Sherban Leonardo;  BARAKAT, Lívia Lopes;  CÔRTES, Ana Paula Roscoe. Relatório de Pesquisa Cretoiu, Sherban Leonardo CRETOIU, Sherban Leonardo;  BARAKAT, Lívia Lopes;  CÔRTES, Ana Paula Roscoe. É com grande satisfação que o Núcleo de Estratégia e Negócios Internacionais da Fundação Dom Cabral apresenta a edição 2014 do Ranking FDC das Multinacionais Brasileiras. Este ano, o estudo tem como tema principal de investigação o efeito da Marca Brasil na internacionalização das empresas brasileiras. Em um ano em que muito se discute sobre o legado da Copa do Mundo para o Brasil, avaliamos o quão positiva ou negativa é a imagem do país nos diversos setores nos quais as nossas multinacionais atuam e como essa imagem afeta os negócios, inclusive em comparação com a força das marcas próprias das empresas. Além disso, trazemos a temática das oportunidades vislumbradas pelas multinacionais brasileiras nos países de língua portuguesa, aproveitando-se dos laços históricos e culturais comuns. A pesquisa, em sua nona edição, apresenta uma vez mais um panorama da internacionalização das empresas brasileiras, mostrando os países e regiões onde elas estão presentes, o seu desempenho e suas expectativas futuras, além das tendências quanto à expansão, estabilidade ou retração das operações em 2014. Além da tradicional classificação das empresas por meio do cálculo do índice de transnacionalidade baseado na metodologia da UNCTAD, o estudo traz, pelo quarto ano consecutivo, o Ranking FDC de Internacionalização de Franquias Brasileiras. Desenvolvido pelo Núcleo de Estratégia e Negócios Internacionais da FDC, esse Ranking tem como foco as particularidades da expansão internacional por meio do sistema de franchising. Esperamos que o conhecimento gerado com este estudo possa contribuir para uma melhor compreensão, nos meios empresarial, governamental e acadêmico, do processo de internacionalização de empresas brasileiras. Este documento é um sumário executivo da pesquisa, e nas próximas páginas estão expostos seus principais resultados. Desejamos uma excelente leitura! Equipe do Núcleo de Estratégia e Negócios Internacionais da Fundação Dom Cabral. Português 334.726(81) R211 2014