Alumni
Login
(Sair)
Fale Conosco
Busca
Parece que seu navegador não possui JavaScript habilitado. Ative o JavaScript e tente novamente.
Institucional
Voltar
Sobre a FDC
Diretorias e Conselhos
Corpo Docente
Nossas Unidades
Imagine Brasil
FDC Transforma - Fundo de Bolsas
FDC 50
Centro Social Cardeal Dom Serafim
Comunidade FDC Desenvolvimento Humano
Ética e Conformidade
Contrato de Aplicação de Recursos - BNDES
Relatório de Igualdade Salarial
Graduação
MBA & Pós-Graduação
Voltar
Executive MBA
Pós-Graduação
Pós-Graduação Online
Pós-graduação Online ao Vivo
pós-Graduação In Company
Mestrado Profissional
Doutorado Profissional
Pós-Doutorado FDC
Módulos Internacionais
Curta e Média Duração
Voltar
Agronegócio
Estratégia
Finanças
Gestão Geral
Governança Corporativa
Inovação
Liderança
Marketing e Vendas
Pessoas
Empresas
Voltar
Grandes Empresas
Médias Empresas
Pequenas Empresas e Startups
Family Business
Trekker
Agroambiental
FDC Signature
Gestão Pública
FDC Signature
Voltar
Planos Individuais
Planos Corporativos
FDC
>
Conhecimento
>
publicacoes
Conhecimento
Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento
Inovação, IA e Tecnologias Digitais
Desenvolvimento de Pessoas e Liderança
Estratégia e Negócios Internacionais
Logística, Supply Chain e Infraestrutura
Sustentabilidade
Publicações
Blog FDC
Bibliotecas
00A1BE
FFFFFF
Imagem Box 2
Publicação
Relações entre identidade empreendedora e gestão de paradoxos: um estudo de caso com uma produtora de animação.
Ano
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001
2000
1999
1998
1997
1996
1995
1994
1993
1980
1979
1978
2019
2020
2021
2022
2023
2024
Português
Inglês
Espanhol
Artigo
Artigos Revista DOM
Artigos Revista DOM Contexto
Caderno de Idéias
Capítulo de Livro
Caso
Dissertações FDC
FDC Executive
Livro
Livro Eletrônico / E-Book
Relatório de Pesquisa
Trabalhos de Evento
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Buscar
Baixe o pdf
https://ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Disserta%C3%A7%C3%B5es%20FDC/Disserta%C3%A7%C3%B5es%2018.03.25/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Erick%20Krulilkows.pdf
Baixe o Abstract
Relações entre identidade empreendedora e gestão de paradoxos: um estudo de caso com uma produtora de animação.
Ano de publicação:
2.023
Publicação:
Nova Lima: Fundação Dom Cabral, 2024.
Paginação:
151 fl.
Autores:
KRULIKOWSKI, Erick Sachetto; NELSON, Reed E..
Tipo de Publicação:
Dissertações FDC
Autor Principal:
Krulikowski, Erick Sachetto
Outros Autores:
KRULIKOWSKI, Erick Sachetto; NELSON, Reed E..
Resumo:
Este estudo tem como objetivo compreender como empreendedores de pequenas e médias produtoras de conteúdo audiovisual independente brasileiras percebem os paradoxos e contradições do setor e agem em suas organizações. Para isso foi utilizado como método o estudo de caso único, realizado com uma grande produtora de animação e games brasileira. Por meio de entrevistas, observação sistêmica e análise de documentos, foram identificadas as principais tensões e paradoxos surgidos na trajetória organizacional de forma processual, buscando relações com as motivações e comportamentos dos empreendedores, marcos temporais e processos de tomada de decisão. Foram encontradas evidências de paradoxos de pertencimento, lógicas artísticas e econômicas, autonomia e controle, propósito e resultado econômico, capacitação e resultado econômico, eficiência e inovação e controle e flexibilidade.A identidade e motivação dos empreendedores criativos se mostraram fatores significativos para o desenho da organização e o surgimento de tensões, particularmente mais fortes nos paradoxos de pertencimento, autonomia e lógicas artísticas. Identificou-se também a falta de estratégias claras para gerenciamento das tensões, o que ocasionou resultados interessantes em projetos das áreas de interesse dos empreendedores, mas também mecanismos prejudiciais em outras áreas da empresa. O estudo contribui para a literatura existente por trazer uma visão processual sobre os paradoxos a nível individual e organizacional em indústrias criativas, explicitando o quanto as motivações intrínsecas de empreendedores criativos podem explicar tensões organizacionais.
Idioma:
Português
Número de Referência:
Documento eletrônico