Fundação Dom Cabral
00A1BE FFFFFF
 

Publicação

Estímulos de impacto à mudança nas estratégias de internacionalização de uma escola de negócios.
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Baixe o pdf https://ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Disserta%C3%A7%C3%B5es%20FDC/MPA%202021/DISSERTACAO-VANESSAFREITAS-ATUAL.pdf Baixe o Abstract  

Estímulos de impacto à mudança nas estratégias de internacionalização de uma escola de negócios.

2.021 2021.  97 f. FREITAS, Vanessa de Fátima  Sousa;  BARAKAT, Lívia Lopes. Dissertações FDC Freitas, Vanessa de Fátima  Sousa FREITAS, Vanessa de Fátima  Sousa;  BARAKAT, Lívia Lopes. O objetivo desse estudo foi investigar o processo evolutivo da internacionalização e avaliar os estímulos que influenciam e impactam as mudanças estratégicas no âmbito internacional de uma escola de negócios, entre os anos de 2011 e 2021, sendo que tais estímulos foram definidos a partir do modelo teórico de Calof e Beamish (1995), "O Processo de Desenvolvimento da Internacionalização". Como objetivo principal deste estudo, destaca-se (i) promover uma compreensão mais ampla da razão da mudança estratégica; (ii) entender o que explica o padrão da mudança. Como objetivo secundário o estudo também buscou identificar os possíveis impactos da pandemia global da Covid-19 na evolução da estratégia
de internacionalização. A metodologia utilizada foi um estudo de caso único, de característica qualitativa, tendo por objeto empírico uma escola de negócios, com sede em Belo Horizonte (MG). A coleta de dados foi realizada por meio da utilização de instrumentos primários e secundários de pesquisa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com um roteiro baseado nos estímulos de mudança estratégica (de modo) definidos por Calof e Beamish (1995), a saber: (i) atitudes – crença individual do gestor; (ii) ambiente interno – fatores de controle da firma – estratégia, recursos e gestão; (iii) ambiente externo – fatores fora do controle da firma – ambiente e oportunidade e (iv) performance –necessidade de mudança pela melhoria na atuação organizacional e também dada uma atenção ao contexto da Covid-19, pra buscar identificar possíveis impactos da pandemia nas estratégias de internacionalização. Os resultados obtidos evidenciam que todos os estímulos de alguma maneira impactam para uma mudança estratégica, sendo o de atitude de maior destaque, ressaltando que as crenças, valores e experiências do gestor são fatores de alta consideração no processo estratégico. Em relação aos possíveis impactos na internacionalização em relação à Covid-19, os resultados indicam que a escola de negócios, como a maioria das escolas, sofreu impacto direto, principalmente ligado à entrega dos programas, teve que se reinventar, buscar soluções rápidas para entregar valor internacional num contexto de lockdown, fechamento de fronteiras, que restringiu a mobilidade de professores e alunos. Viu também na situação oportunidades de mudança, corroborando para novas descobertas
Português Documento eletrônico