Alumni
Login
(Sair)
Fale Conosco
Busca
Parece que seu navegador não possui JavaScript habilitado. Ative o JavaScript e tente novamente.
Institucional
Voltar
Sobre a FDC
Diretorias e Conselhos
Corpo Docente
Nossas Unidades
Imagine Brasil
FDC Transforma - Fundo de Bolsas
FDC 50
Centro Social Cardeal Dom Serafim
Comunidade FDC Desenvolvimento Humano
Ética e Conformidade
Contrato de Aplicação de Recursos - BNDES
Relatório de Igualdade Salarial
Graduação
MBA & Pós-Graduação
Voltar
Executive MBA
Pós-Graduação
Pós-Graduação Online
Pós-graduação Online ao Vivo
pós-Graduação In Company
Mestrado Profissional
Doutorado Profissional
Pós-Doutorado FDC
Módulos Internacionais
Curta e Média Duração
Voltar
Agronegócio
Estratégia
Family Business
Finanças
Gestão Geral
Governança Corporativa
Inovação
Liderança
Marketing e Vendas
Pessoas
Empresas
Voltar
Grandes Empresas
Médias Empresas
Pequenas Empresas e Startups
Family Business
Trekker
Agroambiental
FDC Signature
Gestão Pública
FDC Signature
Voltar
Planos Individuais
Planos Corporativos
FDC
>
Conhecimento
>
publicacoes
Conhecimento
Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento
Inovação, IA e Tecnologias Digitais
Desenvolvimento de Pessoas e Liderança
Estratégia e Negócios Internacionais
Logística, Supply Chain e Infraestrutura
Sustentabilidade
Publicações
Blog FDC
Bibliotecas
00A1BE
FFFFFF
Imagem Box 2
Publicação
Como ocorre a relação da alta gestão com a média gerência na implementação de estratégia em contexto de crise?.
Ano
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001
2000
1999
1998
1997
1996
1995
1994
1993
1980
1979
1978
2019
2020
2021
2022
2023
2024
Português
Inglês
Espanhol
Artigo
Artigos Revista DOM
Artigos Revista DOM Contexto
Caderno de Idéias
Capítulo de Livro
Caso
Dissertações FDC
FDC Executive
Livro
Livro Eletrônico / E-Book
Relatório de Pesquisa
Trabalhos de Evento
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Buscar
Baixe o pdf
https://ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Disserta%C3%A7%C3%B5es%20FDC/2021/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20L%C3%ADvia%20Aquino%20Machado.pdf
Baixe o Abstract
Como ocorre a relação da alta gestão com a média gerência na implementação de estratégia em contexto de crise?.
Ano de publicação:
2.020
Publicação:
2020.
Paginação:
82 f.
Autores:
MACHADO, Lívia Aquino; VAZ, Samir Lótfi.
Tipo de Publicação:
Dissertações FDC
Autor Principal:
Machado, Lívia Aquino
Outros Autores:
MACHADO, Lívia Aquino; VAZ, Samir Lótfi.
Resumo:
Nesta dissertação se pretendeu investigar como ocorre a relação da alta gestão e da média gerência na implementação da estratégia no contexto da crise instituída pelo novo coronavírus, também chamado de Covid-19 (SARS-CoV2), no início de 2020. O referencial teórico abordou (i) o papel da média gerência no processo de elaboração e implementação da estratégia, (ii) a relação da alta gestão e gerência intermediária na implementação da estratégia e (iii) a implementação da estratégia na crise. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso único, de natureza qualitativa. Utilizou se a abordagem de estratégia como processo, a qual tem por foco a sequência de acontecimentos e escolhas feitas ao longo do tempo, buscando compreender as relações entre os níveis micro e macro, e como tais relações colaboram para a renovação e crescimento das empresas. O levantamento de dados foi realizado em uma empreiteira da área de montagem eletromecânica industrial de médio porte, localizada na Cidade de Belo Horizonte/MG. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e documentos internos da empresa, os quais foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicam que, na empresa estudada, a crise do Covid-19 possibilitou uma maior aproximação da Alta Gestão com a Média Gerência, intensificados pelas reuniões do Comitê de Crise, além de possibilitar uma maior abertura para a apresentação de ideias por parte dos gestores intermediários. Além disso, em tal período, a Alta Gestão passou a entender que havia uma necessidade de evolução da habilidade de delegação deles próprios, e que havia ambiguidades de direcionamento entre eles a serem resolvidas. Desta forma, a Crise do Covid-19 pôde ser considerada como um fator impulsionador de importantes mudanças no crescimento sustentável e ordenado da empresa. Por um lado, as alterações nas características da relação entre Alta Gestão e Média Gerência, e, por outro, as diferenças no próprio conteúdo das estratégias, bem como no processo de implementação, proporcionaram novas características de diferenciação na empresa
Idioma:
Português
Número de Referência:
Documento eletrônico