Alumni
Login
(Sair)
Fale Conosco
Busca
Parece que seu navegador não possui JavaScript habilitado. Ative o JavaScript e tente novamente.
Institucional
Voltar
Sobre a FDC
Diretorias e Conselhos
Corpo Docente
Nossas Unidades
Imagine Brasil
FDC Transforma - Fundo de Bolsas
FDC 50
Centro Social Cardeal Dom Serafim
Comunidade FDC Desenvolvimento Humano
Ética e Conformidade
Contrato de Aplicação de Recursos - BNDES
Relatório de Igualdade Salarial
Graduação
MBA & Pós-Graduação
Voltar
Executive MBA
Pós-Graduação
Pós-Graduação Online
Pós-graduação Online ao Vivo
pós-Graduação In Company
Mestrado Profissional
Doutorado Profissional
Pós-Doutorado FDC
Módulos Internacionais
Curta e Média Duração
Voltar
Agronegócio
Estratégia
Family Business
Finanças
Gestão Geral
Governança Corporativa
Inovação
Liderança
Marketing e Vendas
Pessoas
Empresas
Voltar
Grandes Empresas
Médias Empresas
Pequenas Empresas e Startups
Family Business
Trekker
Agroambiental
FDC Signature
Gestão Pública
FDC Signature
Voltar
Planos Individuais
Planos Corporativos
FDC
>
Conhecimento
>
publicacoes
Conhecimento
Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento
Inovação, IA e Tecnologias Digitais
Desenvolvimento de Pessoas e Liderança
Estratégia e Negócios Internacionais
Logística, Supply Chain e Infraestrutura
Sustentabilidade
Publicações
Blog FDC
Bibliotecas
00A1BE
FFFFFF
Imagem Box 2
Publicação
Influência do perfil de liderança da média gerência no comportamento inovador organizacional.
Ano
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001
2000
1999
1998
1997
1996
1995
1994
1993
1980
1979
1978
2019
2020
2021
2022
2023
2024
Português
Inglês
Espanhol
Artigo
Artigos Revista DOM
Artigos Revista DOM Contexto
Caderno de Idéias
Capítulo de Livro
Caso
Dissertações FDC
FDC Executive
Livro
Livro Eletrônico / E-Book
Relatório de Pesquisa
Trabalhos de Evento
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Buscar
Baixe o pdf
https://ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Disserta%C3%A7%C3%B5es%20FDC/2021/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Maiza%20Pimenta%20Goulart.pdf
Baixe o Abstract
Influência do perfil de liderança da média gerência no comportamento inovador organizacional.
Ano de publicação:
2.020
Publicação:
2020.
Paginação:
86 f.
Autores:
GOULART, Maiza Pimenta; FERNANDES, Bruno Henrique Rocha.
Tipo de Publicação:
Dissertações FDC
Autor Principal:
Goulart, Maiza Pimenta
Outros Autores:
GOULART, Maiza Pimenta; FERNANDES, Bruno Henrique Rocha.
Resumo:
A teoria de Liderança Transformacional e Transacional ajudam a explicar o impacto do perfil de liderança na inovação. A média gerência também é um importante ator para a inovação por força de seu papel de agentes centrais para formulação e implementação das estratégias. O presente estudo visou avaliar a relação entre estilos de Liderança (Transformacional e Transacional) da média gerência e comportamento inovador organizacional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa testando cinco hipóteses: as duas primeiras relacionando estilos de liderança transformacional e transacional ao comportamento inovador; uma terceira testando o impacto das pressões operacionais sobre o comportamento inovador; e as duas últimas testando o efeito moderador das pressões operacionais na relação entre os dois estilos de liderança e o comportamento inovador. As hipóteses foram testadas
em uma empresa do setor de Petróleo e Gás, considerando uma amostra de 393 gestores, que fazem parte da média gerência, e suas equipes. Foram utilizados como instrumentos de medição questionários com escala Likert já validados na literatura. Duas hipóteses foram confirmadas, a relação entre liderança transacional e comportamento inovador; e a relação entre pressões operacionais e comportamento inovador. Dado que o perfil das unidades pesquisadas concentra inovações em processo, o resultado reforça achados anteriores de que estilos transacionais estejam correlacionados a melhoria em processos, enquanto o estilo transformacional teria relação com inovação de produto. Ainda, o resultado confirma estudos que sugerem que pressões operacionais correlacionam-se a comportamento inovador. Além de comparados a estudos anteriores, os achados foram explicados à luz da natureza do negócio e mesmo traços culturais da empresa.
Idioma:
Português
Número de Referência:
Documento Eletrônico