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Inovação nas formas de oferta e impactos sobre a governança e a gestão das instituições de ensino superior privadas brasileiras.
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Inovação nas formas de oferta e impactos sobre a governança e a gestão das instituições de ensino superior privadas brasileiras.

2.020 2020.  168 f. MIGUEL, Fabiano Bossle;  BURCHARTH, Ana Luiza Lara de Araújo. Dissertações FDC Miguel, Fabiano Bossle MIGUEL, Fabiano Bossle;  BURCHARTH, Ana Luiza Lara de Araújo. A inovação nas formas de oferta se tornou, ao longo dos últimos anos, um imperativo às IES
privadas brasileiras na busca por melhoria da qualidade, maior competitividade e, em alguns
casos, mesmo para a sua sobrevivência diante do cenário atual de alta competição no ensino
superior brasileiro. Ao mesmo tempo, face aos novos desafios, tornou-se, também, fundamental
o avanço na profissionalização dos modelos e estruturas de governança e gestão das IES
privadas, inclusive para a promoção e o apoio necessários ao sucesso da inovação na educação
superior. Diante disso, o presente estudo procurou investigar os impactos da inovação nas
formas de oferta de educação superior sobre o modelo de governança e gestão das IES privadas
brasileiras. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa do tipo survey, aplicada através
de questionário eletrônico, da qual participaram, ao final, 39 IES privadas brasileiras,
principalmente universidades e centros universitários. Além da análise descritiva dos resultados
da survey, a análise das correlações entre as variáveis do modelo teórico hipotético da pesquisa
foi desenvolvida através do modelo de equações estruturais, confirmando a validade e a
confiabilidade dos construtos principais. Os resultados demonstraram relação positiva entre a
inovação nas formas de oferta e a estrutura de governança, a estrutura organizacional e as
condições de trabalho e expectativas da equipe acadêmica das IES, evidenciando a influência
da inovação nas formas de oferta sobre o modelo de governança das IES pesquisadas. Além
disso, apontaram, também, relação entre os próprios elementos constitutivos do modelo de
governança e gestão das IES examinados pelo estudo. Outros resultados importantes
destacaram as mudanças implementadas pelas IES nos elementos centrais do seu modelo de
governança e gestão em razão da influência da inovação na oferta, bem como o diagnóstico das
principais inovações nas formas de oferta implementadas e seus respectivos estágios de
implementação. Além disso, a pesquisa também revelou as principais motivações, drivers e
barreiras à inovação nas IES privadas brasileiras. Ademais, a pesquisa evidenciou, ainda, que
o modelo de governança e gestão das IES promoveu avanços em direção à adoção de um novo modelo mais próximo ao modelo das universidades empreendedoras, conforme a abordagem teórica de Clark (1998).
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