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Publicação
Percepções sobre variabilidade e desempenho de processos: : evidências de profissionais de serviços no Brasil e em Portugal .
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Percepções sobre variabilidade e desempenho de processos: : evidências de profissionais de serviços no Brasil e em Portugal .
Ano de publicação:
2.025
Publicação:
Estudios Gerenciales, v. 41, n. 174, p. 90-104, 2025.
Paginação:
Autores:
TORRES JUNIOR, Noel; AZEVEDO, Américo Lopes de; LADEIRA, Marcelo Bronzo; SOUSA, Paulo Renato de.
Tipo de Publicação:
Artigo
Autor Principal:
Torres Junior, Noel
Outros Autores:
TORRES JUNIOR, Noel; AZEVEDO, Américo Lopes de; LADEIRA, Marcelo Bronzo; SOUSA, Paulo Renato de.
Resumo:
Este estudo buscou identificar como gestores de operações de serviços percebem os efeitos da variabilidade na duração das atividades e do agrupamento de tarefas sobre
indicadores como tempo de fluxo, tamanho da fila, qualidade percebida e satisfação do cliente. Um experimento baseado em cenários foi conduzido com 229 profissionais
atuantes no Brasil e em Portugal. Os participantes avaliaram processos fictícios com diferentes níveis de variabilidade (baixa versus alta) e formas de alocação das
tarefas (especializada versus agrupada). Os cenários foram previamente validados por simulações computacionais. Os resultados indicam descompasso entre os modelos
analíticos da literatura e as percepções gerenciais. Apesar de a teoria das filas associar maior variabilidade à piora do desempenho, os respondentes atribuíram a ela
efeitos positivos na percepção de qualidade. O estudo contribui ao evidenciar interpretações que contrastam com fundamentos da Gestão de Operações, o que sugere maior
integração entre abordagens analíticas e perspectivas dos serviços. Em termos práticos, os achados destacam a importância de promover a capacitação em análise de
processos e o uso de ferramentas computacionais como apoio à tomada de decisão em contextos operacionais complexos.
Idioma:
Espanhol
Número de Referência:
Documento eletrônico