Baixe o pdf
Baixe o Abstract
Percepções sobre gestão do desempenho no setor público..
2.022
Revista do Serviço Público, v. 73, ed. esp., p.8-25, jul.2022.
MARTINS, Humberto Falcão; VILHENA, Renata Maria Paes de.
Artigo
Martins, Humberto Falcão
MARTINS, Humberto Falcão; VILHENA, Renata Maria Paes de.
Gestão do desempenho é tema recorrente na administração pública, contudo, há indefinições quanto a sua aplicabilidade. Assim, uma pesquisa foi realizada para identificar como profissionais da gestão pública percebem conceitos de “desempenho”, “gestão por desempenho”, “avaliação de desempenho” e, mapear práticas de gestão. Seis pontos foram identificados, a saber: 1) a percepção dos gestores é multidimensional e multideterminada; 2) gestão do desempenho requer clareza de regras e liderança; 3) estratégia, tecnologias da informação e gestão de pessoas são as bases do modelo; 4) entre o indivíduo e o grupo o foco deve recair sobre o último; 5) mitigar problemas entre as perspectivas individual e institucional requer direcionamento estratégico; e, 6) os desafios para avaliar desempenho são a baixa qualidade das lideranças, cultura não meritocrática, gaming e burocratização. Esses resultados, aliados às boas práticas, colaboram para um modelo de gestão do desempenho com valor público
Inglês
Documento eletrônico