Fundação Dom Cabral
00A1BE FFFFFF
 

Publicação

 Determinantes da gestão do portfólio de projetos (PPM) para a agilidade organizacional: : proposta de um modelo conceitual.
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Baixe o pdf   Baixe o Abstract  

 Determinantes da gestão do portfólio de projetos (PPM) para a agilidade organizacional: : proposta de um modelo conceitual.

2.022  Revista de Gestão e Projetos - GEP, v. 13, n. 1, p. 25-55, abr. 2022.   MOURA, Myrian Teixeira;  CARVALHO, Rodrigo Baroni de <i>et al.</i> Artigo Moura, Myrian Teixeira MOURA, Myrian Teixeira;  CARVALHO, Rodrigo Baroni de <i>et al.</i> A resposta da organização às mudanças em seu ambiente é concretizada, frequentemente, pela decomposição das estratégias em um portfólio de projetos. O gerenciamento do portfólio de projetos (Project Portfolio Management) afeta a velocidade e flexibilidade da execução dos projetos e, por extensão, da execução estratégica. A necessidade de gerar resultados em ciclos cada vez mais curtos realça a finalidade e pressiona a contribuição da gestão do portfólio para a agilidade nas dinâmicas organizacionais. No entanto, a literatura não detalha claramente como esta gestão integra as diferentes percepções e relações desencadeadas pelo trabalho estratégico e as incorpora em seus processos, amplificando ou restringindo a agilidade. Este estudo tem por objetivo efetuar uma revisão integrativa para em seguida propor um modelo conceitual que associa determinantes da estruturação e condução do portfólio de projetos para a agilidade organizacional. A modelagem considerou quatro perspectivas teóricas sobre o portfólio de projetos: otimização, estratégica, tomada de decisão e organizacional. Palavras-chave e categorias teóricas foram organizadas numa modelagem em dois níveis, integrando múltiplos determinantes cuja aplicabilidade foi corroborada por pares. O modelo evidencia os seguintes determinantes que impactam a agilidade na resposta organizacional: clareza estratégica, qualidade da decisão, intensidade do controle e complexidade integrativa. Embora o modelo ainda demande validação empírica, combinando determinantes para agilidade em diferentes perpectivas PPM, em nível da definição e da execução, o modelo proposto pode tornar mais prática e robusta a gestão dos portfólios, oferecendo referências para uma configuração orientada às prioridades de valor da organização. Português Documento Eletrônico