Fundação Dom Cabral
00A1BE FFFFFF
 

Publicação

Empreendedorismo e reconversão de funções econômicas de cidades: um estudo comparativo entre dinâmicas orientadas pelo turismo e por industrialização tardia.
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Baixe o pdf https://pesquisa-eaesp.fgv.br/sites/gvpesquisa.fgv.br/files/arquivos/empreendedorismo.pdf Baixe o Abstract  

Empreendedorismo e reconversão de funções econômicas de cidades: um estudo comparativo entre dinâmicas orientadas pelo turismo e por industrialização tardia.

2.016  Revista Acadêmica de Inovação do Turismo, v. 10, n. 1, p. 13-32, 2016.   SANT'ANNA, Anderson de Souza;  DINIZ, Daniela Martins;  OLIVEIRA, Fatima Bayma de. Artigo Sant'Anna, Anderson de Souza SANT'ANNA, Anderson de Souza;  DINIZ, Daniela Martins;  OLIVEIRA, Fatima Bayma de. Neste artigo,busca-se discutir o papel e as formas de articulação entre lideranças —
políticas, empresariais, comunitárias — em cidades que vivenciam dinâmicas de
reconversão das funções econômicas,tendo por base o turismo, em Tiradentes e o processo de industrialização tardia, em Sete Lagoas/MG. Na fundamentação teórica,abordaram-se as noções de reconversão de funções econômicas de cidades e de empreendedorismo, bem como pressupostos da teoria da ação social de Bourdieu (1990). Em termos metodológicos, a pesquisa pode ser caracterizada como de natureza qualitativa, realizada por meio de estudo comparativo de casos. Como resultados, foi possível constatar o fortalecimento do papel dos empreendedores privados no desenvolvimento das dinâmicas investigadas, além de percepções unânimes quanto
à “carência” de lideranças aptas a articular os agentes sociais envolvidos. No que tange às
características dos empreendedores,verificou-se distinções quanto às origens e formas de gestão dos negócios, superando a premissa de homogeneidade no campo.
Português Documento eletrônico