00A1BE FFFFFF
 

Publicação

Carreiras docentes no stricto sensu: um estudo em instituição privada de ensino superior.
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Baixe o pdf   Baixe o Abstract  

Carreiras docentes no stricto sensu: um estudo em instituição privada de ensino superior.

2.018  Revista Docência do Ensino Superior, v. 8, n. 1, p. 43-60, jan./jun. 2018.   KILIMNIK, Zélia Miranda;  SANT'ANNA, Anderson de Souza;  SANTOS NETO, Silvino Paulino dos. Artigo Kilimnik, Zélia Miranda KILIMNIK, Zélia Miranda;  SANT'ANNA, Anderson de Souza;  SANTOS NETO, Silvino Paulino dos. Este artigo tem como propósito apresentar resultados de pesquisa destinada a investigar
carreiras docentes em programas stricto sensu desenvolvidas junto à instituição privada
de ensino superior. Sob um enfoque multidimensional, que abrange impactos de carreira
sob diferentes instâncias – pessoal, organizacional e societal –, a pesquisa pode ser
caracterizada como de abordagem qualitativa e caráter descritivo-analítico, envolvendo
entrevistas semiestruturadas e em profundidade junto a docentes de cursos stricto sensu
em Administração de instituição privada de ensino superior de Belo Horizonte (MG).
Como resultados, constatam-se scripts de carreira que expressam modos de engajamento; dificuldades, conflitos e dilemas; bem como estratégias de encarreiramento direcionadas ao cumprimento de exigências macroinstitucionais. Em suma, conclui-se quanto à percepção dos respondentes quanto ao papel e à relevância das demandas associadas ao cumprimento de metas e resultados delineados pelo órgão de acompanhamento e controle dos programas de pós-graduação – CAPES – no norteamento de seus scripts de carreira.
Português