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Publicação
Carreiras docentes no stricto sensu: um estudo em instituição privada de ensino superior.
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Carreiras docentes no stricto sensu: um estudo em instituição privada de ensino superior.
Ano de publicação:
2.018
Publicação:
Revista Docência do Ensino Superior, v. 8, n. 1, p. 43-60, jan./jun. 2018.
Paginação:
Autores:
KILIMNIK, Zélia Miranda; SANT'ANNA, Anderson de Souza; SANTOS NETO, Silvino Paulino dos.
Tipo de Publicação:
Artigo
Autor Principal:
Kilimnik, Zélia Miranda
Outros Autores:
KILIMNIK, Zélia Miranda; SANT'ANNA, Anderson de Souza; SANTOS NETO, Silvino Paulino dos.
Resumo:
Este artigo tem como propósito apresentar resultados de pesquisa destinada a investigar
carreiras docentes em programas stricto sensu desenvolvidas junto à instituição privada
de ensino superior. Sob um enfoque multidimensional, que abrange impactos de carreira
sob diferentes instâncias – pessoal, organizacional e societal –, a pesquisa pode ser
caracterizada como de abordagem qualitativa e caráter descritivo-analítico, envolvendo
entrevistas semiestruturadas e em profundidade junto a docentes de cursos stricto sensu
em Administração de instituição privada de ensino superior de Belo Horizonte (MG).
Como resultados, constatam-se scripts de carreira que expressam modos de engajamento; dificuldades, conflitos e dilemas; bem como estratégias de encarreiramento direcionadas ao cumprimento de exigências macroinstitucionais. Em suma, conclui-se quanto à percepção dos respondentes quanto ao papel e à relevância das demandas associadas ao cumprimento de metas e resultados delineados pelo órgão de acompanhamento e controle dos programas de pós-graduação – CAPES – no norteamento de seus scripts de carreira.
Idioma:
Português
Número de Referência: