Fundação Dom Cabral
00A1BE FFFFFF
 

Publicação

Educação executiva: considerações contemporâneas à dimensão business.
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Baixe o pdf http://acervo.ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Artigos%20FDC/Artigos%20FDC%202017/Educa%C3%A7%C3%A3o%20executiva.pdf Baixe o Abstract  

Educação executiva: considerações contemporâneas à dimensão business.

   Perspectivas Contemporâneas, v. 12, n. 3, p. 117-134, set./dez. 2017.   SANT'ANNA, Anderson de Souza;  DINIZ, Daniela Martins;  OLIVEIRA, Fatima Bayma de. Artigo Sant'Anna, Anderson de Souza SANT'ANNA, Anderson de Souza;  DINIZ, Daniela Martins;  OLIVEIRA, Fatima Bayma de. Este artigo é resultado de programa de pesquisa iniciado em 2006 com o propósito de investigar movimentos e tendências no segmento da educação executiva, cujo foco principal são programas de desenvolvimento organizacional, de liderança e de habilidades gerenciais. Para tal, compreende achados de levantamentos empíricos de dados realizados ao longo de dez anos de monitoramento sistemático do segmento. Além disso, o estudo compreende a realização in loco de entrevistas semiestruturadas e em profundidade junto a 23 reitores e principais executivos de escolas de negócios presentes em rankings internacionais de educação executiva, ao longo do período 2006-2015. Adotando método de pesquisa inspirado na Grounded Theory, os relatos obtidos possibilitam delinear um panorama abrangente dos principais movimentos estratégicos e tendências emergentes em relação ao segmento, a partir da perspectiva dos próprios agentes investigados. Como resultados, antigos e novos dilemas são evidenciados, assim como novos desafios, movimentos e implicações. Como bem antecipa Hawawini (2005), o conjunto dos achados apontam para uma demanda crescente por educação executiva, não sendo, todavia, tão evidente se as escolas tais quais as conhecemos hoje serão os atores dominantes no futuro desse polêmico, porém bilionário e cobiçado segmento. Português Documento eletrônico