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Contribuição dos cursos de graduação em Administração: desenvolvimento de lideranças socialmente responsáveis?
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Contribuição dos cursos de graduação em Administração: desenvolvimento de lideranças socialmente responsáveis?

2.014 Belo Horizonte, Revista Economia & Gestão, v. 14, n. 34, p. 137 - 167, jan./mar. 2014.   OLIVEIRA, Fatima Bayma de;  SANT'ANNA, Anderson de Souza;  MARTINS, Daniela Diniz. Artigo Oliveira, Fatima Bayma de OLIVEIRA, Fatima Bayma de;  SANT'ANNA, Anderson de Souza;  MARTINS, Daniela Diniz. O objetivo deste artigo é analisar se os cursos de graduação em administração têm adotado disciplinas e metodologias voltadas para o desenvolvimento de perfis de liderança socialmente responsáveis nos graduandos. Como revisão teórica considerou-se a literatura sobre responsabilidade social corporativa e perfis de lideranças socialmente responsáveis. Na sequência foi abordada a formação em administração no país, em termos de conteúdos e metodologias mais valorizadas nessa área. Em termos metodológicos, a pesquisa pode ser caracterizada como de natureza qualitativo-quantitativa, utilizando-se, como instrumentos de coleta de dados, entrevistas com dezesseis docentes de cursos de administração de diversas instituições de ensino do país e aplicação de cento e trinta questionários junto a alunos do último período do curso. Como resultado constatou-se que adoção de disciplinas e metodologias voltadas para o desenvolvimento de perfis de liderança socialmente responsáveis nos alunos ainda é incipiente nas instituições de ensino superior do país. Como a valorização desses temas, entre eles responsabilidade social, projetos sociais e terceiro setor, é relativamente recente, entende-se que os reflexos dessa tendência nos cursos de administração podem ocorrer nas próximas décadas. Português 005:316.46 O48c 2014