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Publicação
Relações de influência entre dimensões da transgeracionalidade e dimensões da cultura: estudo de casos de empresas familiares.
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http://acervo.ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Artigos%20FDC/Artigos%20FDC%202010/Relações%20de%20Influência.pdf
Relações de influência entre dimensões da transgeracionalidade e dimensões da cultura: estudo de casos de empresas familiares.
Ano de publicação:
2.010
Publicação:
Nova Lima, MG: 2010. Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD, 2010.
Paginação:
Autores:
VIEIRA, Adriane; SOUSA NETO, José Antônio de; ROSCOE, Maria Teresa de Azeredo.
Tipo de Publicação:
Artigo
Autor Principal:
Vieira, Adriane
Outros Autores:
VIEIRA, Adriane; SOUSA NETO, José Antônio de; ROSCOE, Maria Teresa de Azeredo.
Resumo:
Inovar, conduzir processos de sucessão, construir estruturas de governança, gerar e transmitir conhecimentos através das gerações são elementos essenciais para a sustentabilidade dos negócios familiares. No entanto, esses processos devem ser conduzidos respeitando-se os valores da família, uma vez que em empresas familiares há uma estreita ligação entre a empresa e a família, que transcende o puro interesse econômico. Este artigo teve como objetivo analisar a influência de dimensões da cultura em dimensões da transgeracionalidade em empresas familiares. O modelo de investigação utilizado foi desenvolvido pelo STEP Project for Family Enterprising, coordenado pelo Babson College/Massachusetts. As variáveis escolhidas para a análise dos casos e relacionadas ao
que se denomina de Dimensões da Transgeracionalidade foram: governança, inovação e conhecimento. A escolha se deve ao fato de estarem fortemente associadas a alguns traços
típicos da cultura brasileira que são chamados de Dimensões Culturais: flexibilidade, autoritarismo/paternalismo, autoconfiança excessiva, autonomia, dependência e qualidade
das relações familiares. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa e o meio de investigação utilizado foi o estudo de caso de três empresas familiares brasileiras. Dezesseis entrevistas foram realizadas com gestores da família e não-familiares. Os dados coletados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os casos analisados revelam que as empresas familiares buscam soluções caseiras para a inovação, explorando ao máximo os recursos materiais e intelectuais disponíveis. Isso implica em inovar pela imitação dos players internacionais, melhorando o desempenho e a qualidade dos seus produtos e processos, e importar e exportar aproveitando as oportunidades dos mercados. A flexibilidade e a criatividade favorecem os processos de inovação, de adaptação e de mudanças. A
qualificação formal dos membros da família que estão na gestão, principalmente das gerações que sucedem o fundador, é outra estratégia importante para a perpetuação dos negócios. A cultura geral, a educação formal, a constante atualização dos conhecimentos e a profunda identificação com os negócios da família fazem com que as novas gerações assimilem o espírito empreendedor e sejam propensas a inovar, criando novos negócios e elevando as taxas de retorno sobre o capital. Isso revela a estreita relação que se estabelece entre inovação, conhecimento e aprendizagem geracional. A governança é percebida e reconhecida por essas empresas como um pilar para o estabelecimento de regras e para a construção dos protocolos das famílias, desde que adaptada aos valores e traços culturais das mesmas.
Idioma:
Português
Número de Referência:
005 V657 2010