Fundação Dom Cabral
8DB8C7 #ffffff

Núcleo de Sustentabilidade

O Núcleo tem como objetivo ser um indutor da sustentabilidade das pessoas, dos negócios, da sociedade e do planeta por meio da ação e da conscientização de lideranças organizacionais sobre as suas potencialidades e responsabilidades.

APRESENTAÇÃO

O Núcleo de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral foi criado em 2002 para apoiar empresas na sua jornada de sustentabilidade. Cada vez mais empresas estão confrontados com temas sociais e ambientais que impactam diretamente no resultado económico da organização. O Núcleo desenvolve insights e ferramentas que ajudam empresas a criar valor tanto para os acionistas, quanto para a sociedade em geral.
 
Administração de Riscos Socioambientais
Na maioria dos casos, as empresas se preocupam com sustentabilidade na hora que um tema como escassez de água, ética e transparência, trabalho escravo ou muitos outros tem um impacto negativo nos resultados da empresa. O Núcleo ajuda organizações a inserir considerações sociais e ambientais na avaliação de riscos corporativos, para evitar surpresas negativas na discussão do Conselho de Administração.
 
Alavancar Oportunidades Socioambientais
Da linha EKOS da Natura, passando por açúcar orgânico da Native, o plástico verde da Braskem, até empresas B ou empreendedores sociais, existem muitos exemplos onde a sustentabilidade ajuda a organização se diferenciar dos concorrentes. Este posicionamento estratégico exige da organização um pensamento inovador que permite transformar desafios socioambientais em novos produtos e serviços. O Núcleo apoia empresas que querem se diferenciar via ferramentas de inovação social e intraempreendedorismo que também permite atrair talentos que procuram mais que um salário fixo ao final do mês.
 
Os projetos do Núcleo de Sustentabilidade são patrocinados pela Fundação Dom Cabral em colaboração com empresas associadas.

Publicações

Centros de Referência

Guia How To - Matriz de MaterialidadeSaiba como priorizar temas socioambientais de acordo com sua relevância para o negócio.
Baixe o PDF
Núcleo de Sustentabilidade