A Fundação Dom Cabral apresenta o **Doutorado Profissional em Administração**, focado na **Gestão Contemporânea das Organizações e os Grandes Desafios da Sociedade**. O programa é ideal para profissionais que almejam potencializar a carreira e deixar um legado, expandindo sua atuação por meio de consultoria, mentoria, em Conselhos de Administração, docência, entre outros; questionar e não apenas ter respostas; e aplicar seu conhecimento no âmbito corporativo ou acadêmico. **ATENÇÃO: PARA INICIAR O PROCESSO SELETIVO É NECESSÁRIO TÍTULO DE MESTRADO (PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU) RECONHECIDO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC).** Como foco nesse cenário e a partir de uma profunda reflexão sobre os principais e mais urgentes desafios da sociedade e das organizações, o doutorado destaca-se por oferecer uma jornada de aprendizagem vivencial, personalizada e internacional. - **Vivencial** - Inclui experiências imersivas com profissionais de empresas de diferentes contextos relacionados ao enfrentamento de grandes desafios da sociedade. - **Personalizada** - Parte da jornada de estudos será adaptada às aspirações de vida e carreira dos participantes. - **Internacional** - Possibilita o intercâmbio com escolas parceiras por meio de Exchange Program.* **O programa apresenta duas linhas de pesquisa:** - Estratégia e Mercados - Liderança e Comportamento Organizacional Essas linhas de pesquisa visam aumentar a competitividade e a sustentabilidade das organizações. Exemplos de contextos investigados incluem: redes de colaboração multissetoriais; organizações sociais, humanitárias e de alta confiabilidade; e inclusão digital. O doutorado capacita o aluno a aplicar de maneira sistemática conhecimentos de base científica, a fim de questionar e influenciar mudanças em sua realidade econômica, social e ambiental. *Não estão incluídas despesas com hospedagem, transporte e alimentação. Participação sujeita à disponibilidade de vagas nas instituições parceiras.
O Doutorado tem a duração de **quatro anos** e acontece predominantemente em formato presencial, intercalado por atividades online. Serão **seis encontros presenciais** em regime de imersão no campus Aloysio Faria, em Nova Lima, MG. Além das aulas em sala, os estudantes participarão de visitas a campo, palestras, workshops, painéis de debate, eventos culturais e confraternizações – tudo para que os alunos possam aproveitar ao máximo sua estadia e potencializar o relacionamento com a comunidade FDC. **Encontros de presenciais:** seis módulos de segunda-feira à tarde até final de sábado, das 9h às 18h30. **Atividades online (ao vivo):** quatro disciplinas, com dez encontros em cada uma delas, às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h. O programa é composto por **cinco jornadas**, conforme ilustrado na figura abaixo, que se intercalam para que você possa desenvolver várias competências em paralelo. ![](/programas-site/pos-graduacao-site/PublishingImages/doutorado/diagrama-portal-min.png) **JORNADA DE AMPLIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS** Parte da grade curricular será dedicada ao desenvolvimento da Jornada de Ampliação de Competências, com atividades personalizadas e acompanhadas pelo orientador e pelo grupo de pesquisa ao qual o aluno estará vinculado. O aluno poderá escolher 2 entre as 4 atividades abaixo, além de personalizá-las de acordo com seus objetivos de aprendizagem e carreira. O aluno vai elaborar e compartilhar com o orientador seu plano com as atividades escolhidas e outras que queira propor. Essas atividades têm caráter experiencial, proporcionando vivências além do ambiente de sala de aula. **• Pesquisa e Desenvolvimento em Gestão** - Atividade de pesquisa por meio da qual os alunos desenvolvem a competência de criação e a disseminação do conhecimento em gestão, com acompanhamento de professor/orientador. **• A Prática dos Grandes Desafios da Sociedade** - Proposta de enfrentamento de algum problema social escolhido pelo aluno, que desenha e implementa uma resposta organizacional para esse desafio. **• Pesquisa-ação e Consultoria Organizacional** - Atividade de intervenção/consultoria para a resolução de problemas reais em uma empresa. Os alunos desenvolvem as próprias práticas como consultores organizacionais. **• A Prática de Ensino e Aprendizagem em Educação Executiva** - Atividade de ensino para o aluno que deseja ampliar sua atuação no campo da docência, com foco em oportunidades de atuação no mercado de trabalho. DISCIPLINAS ONLINE: **•** Evolução do Pensamento em Estratégia. **•** Evolução do Pensamento em Liderança. **•** Fronteiras do Conhecimento em Gestão. **•** Desenho de Pesquisa em Gestão. **•** Qualificação. **•** Defesa.
Profissionais com ampla vivência prática e curiosidade intelectual que desejam aprimorar a capacidade de análise e o pensamento crítico, contribuindo para a resolução de grandes desafios da sociedade. **É necessário título de mestrado (pós-graduação stricto sensu) reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).**
**Disciplinas Obrigatórias** - Redes de Colaboração Multisetoriais para o Desenvolvimento Sustentável - Organizações Sociais, Humanitárias e de Alta Confiabilidade em Contextos Extremos - Prontidão e Inclusão Digital - Evolução do Pensamento em Estratégia - Evolução do Pensamento em Liderança - Fronteiras do Conhecimento em Gestão - Metodologia de Pesquisa - Filosofia da Ciência e Disseminação do Conhecimento - Métodos Avançados em Análise de Conteúdo e Discurso - Análise Multivariada de Dados - Desenho de Pesquisa em Gestão - Comunidade de Prática **Disciplinas Eletivas Linha de Pesquisa 1 - Estratégia** - Governança Colaborativa: um Novo Modo de Organização para Grandes Desafios - Sensemaking e Instituições: Transformando a Realidade - Estratégia Comportamental: Cognição, Emoção e Identidade **Disciplinas Eletivas Linha de Pesquisa 2 – Liderança** - Criando Sentido e Significado para o Trabalho de Enfrentamento aos Grandes Desafios da Sociedade - Diversidade, Cultura e Inclusão: Mediando Grandes Desafios da Sociedade - Trajetórias de Mudança e Paradoxos em torno de Problemas Societais Perversos **Disciplinas Eletivas para as duas linhas de pesquisa:** - Laboratório para Pesquisa Quantitativa de Dados - Laboratório para Pesquisa Qualitativa de Dados - A Prática de Ensino e Aprendizagem em Educação Executiva - Pesquisa-ação e Consultoria Organizacional - Pesquisa e Desenvolvimento em Gestão - A Prática dos Grandes Desafios da Sociedade
**ATENÇÃO: PARA INICIAR O PROCESSO SELETIVO É NECESSÁRIO TÍTULO DE MESTRADO (PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU) RECONHECIDO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC).** **Primeiro Processo Seletivo:** - Etapa 1: entre 02 de outubro e 1º de dezembro de 2023 - Etapa 2: entre 04 de dezembro de 2023 e 26 de janeiro de 2024 Data limite para envio do pré-projeto: 08/01/2024 - Etapa 3: entre 29 de janeiro e 1º de março de 2024 **Segundo Processo Seletivo (sujeito à disponibilidade de vagas):** - Etapa 1: entre 1º de janeiro e 22 de março de 2024 - Etapa 2: entre 25 de março e 19 de abril de 2024 Data limite para envio do pré-projeto: 01/04/2024 - Etapa 3: entre 22 de abril e 23 de maio de 2024 **Etapa 1 – Inscrição e envio de documentação** - Preenchimento da ficha de inscrição - Envio de documentos para o e-mail barbara.vale@fdc.org.br: Certificado Internacional de Proficiência em Inglês (nível intermediário para leitura), cópia do título de mestrado válido no Brasil, histórico escolar do mestrado. - Preenchimento de formulário com detalhamento de experiências profissionais, a ser encaminhado pela equipe FDC. Os candidatos serão avaliados de acordo com a sua experiência profissional e publicações realizadas. Serão classificados para a próxima etapa até três candidatos por vaga. **Etapa 2 - Envio de pré-projeto e entrevista** - Elaboração e envio de um pré-projeto de tese para o e-mail barbara.vale@fdc.org.br, considerando as orientações disponíveis [neste link](/programas-site/pos-graduacao-site/Documents/doutorado/modelo-projeto-de-tese.pdf). - Realização de entrevista para a qual é necessário ler e compreender o conteúdo de um artigo a ser disponibilizado pela equipe da FDC. Os candidatos serão avaliados de acordo com a sua comunicação oral, motivação e disponibilidade de tempo para o curso, arguição sobre o artigo e qualidade do pré-projeto. **Etapa 3 - Efetivação da matrícula** Os candidatos aprovados no processo seletivo deverão apresentar os documentos obrigatórios para efetivação da matrícula na turma. [Clique aqui](/programas-site/pos-graduacao-site/Documents/doutorado/documentos-matricula.pdf) para saber quais são e envie para o e-mail barbara.vale@fdc.org.br.
- **Potencializar o próprio desempenho e o da organização, bem como impactar positivamente os negócios e o meio ambiente local.** Você será capaz de integrar metas de desenvolvimento sustentável, comportamento ético e visão crítica e sistêmica em seus processos de tomada de decisão. - **Ser protagonista do próprio aprendizado.** Você será capaz de manter uma mentalidade crítica e estratégica baseada em conhecimentos teóricos e práticos, com o intuito de inspirar indivíduos, grupos, organizações e sociedade. - **Influenciar mudanças organizacionais e de negócios.** Você será capaz de considerar tendências do contexto global e alcançar uma perspectiva ética cosmopolita.
A FDC recebe alunos de instituições parceiras internacionais e oferece aos alunos da instituição a oportunidade de cursar disciplinas em outros países, sobre diversos temas relacionados à gestão. *Não estão incluídas despesas com hospedagem, transporte e alimentação. Participação sujeita à disponibilidade de vagas nas instituições parceiras.*
Faça parte do FDC Alumni Network, a comunidade que congrega mais de 30 mil membros com trajetórias inspiradoras e transformadoras. Uma rede forte de conexão e relacionamento com grandes líderes do país. Potencialize seu conhecimento, acelere seu crescimento e gere valor para a sociedade. As iniciativas do FDC Alumni Network são baseadas em três pilares: - Reconexão com a FDC e com a comunidade Alumni. - Retribuição da educação recebida à sociedade. - Reforço do aprendizado contínuo. [Clique aqui e saiba mais sobre o FDC Alumni Network!](/alumni)
**INSCRIÇÕES ENCERRADAS PARA ESTA TURMA** **ATENÇÃO: PARA INICIAR O PROCESSO SELETIVO É NECESSÁRIO TÍTULO DE MESTRADO (PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU) RECONHECIDO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC).** **Local:** FDC, Campus Aloysio Faria - Av. Princesa Diana, 760 - Alphaville Lagoa dos Ingleses - Nova Lima/MG **Duração:** 4 anos **Encontros de presenciais:** seis módulos de segunda-feira à tarde até final de sábado, das 9h às 18h30. ** Atividades online (ao vivo):** quatro disciplinas, com dez encontros em cada uma delas, às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h. **Primeiro Processo Seletivo:** - Etapa 1 (inscrição e envio de documentos): entre 02/10 e 01/12/2023 - Etapa 2 (envio de pré-projeto e entrevista): entre 04/12/2023 e 26/01/2024 Data limite para o pré-projeto: 08/01/2024 - Etapa 3 (efetivação da matrícula): entre 09/02 e 15/03/2024 **Segundo Processo Seletivo (sujeito à disponibilidade de vagas):** - Etapa 1 (inscrição e envio de documentos): entre 01/01 e 22/03/2024 - Etapa 2 (envio de pré-projeto e entrevista): entre 25/03 e 19/04/2024 Data limite para o pré-projeto: 01/04/2024 - Etapa 3 (efetivação da matrícula): entre 22/04 e 23/05/2024
R$ 220.000,00 Condições Especiais: • 10% de desconto à vista ou parcelado em até 6x sem juros. Valor com Desconto: R$198.000,00 • ou 36 parcelas fixas de R$ 6.829,33 • ou 48 parcelas fixas de R$ 5.541,67 Ex-alunos do MPA FDC: • 20% de desconto à vista ou parcelado em até 6x sem juros. Valor com Desconto: R$ 176.000,00. • ou 10% de desconto em até 36 parcelas fixas de R$ 6.146,40 • ou 10% de desconto em até 48 parcelas fixas de R$ 4.987,51 Ex-alunos e professores associados da FDC: • 15% de desconto à vista ou parcelado em até 6x sem juros. Valor com desconto: R$ 187.000,00. • ou 5% de desconto em até 36 parcelas fixas de R$ 6.487,86 • ou 5% de desconto em até 48 parcelas fixas de R$ 5.264,59 *Atenção: Parcelamento no pix, boleto ou cartão de crédito. Pagamento entre 4 e 36 parcelas incidem juros de 0,65% a.m. Pagamento de 42 ou 48 parcelas incidem juros de 0,84% a.m. Nestes valores não estão inclusas despesas de hospedagem, transporte e alimentação. Condições não cumulativas entre si e nem com outros descontos divulgados anteriormente. **CALENDÁRIO (sujeito a alterações sem aviso prévio)**