Fundação Dom Cabral
00A1BE FFFFFF
 

Publicação

Poder viril-disciplinar e dispositivos de sua reprodução e transmissão: o que teria a nos dizer um "trivial" banheiro dos homens?
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Baixe o pdf   Baixe o Abstract  

Poder viril-disciplinar e dispositivos de sua reprodução e transmissão: o que teria a nos dizer um "trivial" banheiro dos homens?

2.015 Salvador, BA, Anais Eletrônicos...,   SANT'ANNA, Anderson de Souza. Trabalho de evento Sant'Anna, Anderson de Souza SANT'ANNA, Anderson de Souza. Seguindo trilhas abertas por Edelman (2011) e tendo como matriz teórica a analítica foucaultiana de poder, este artigo insere-se em programa de pesquisa destinado a investigar relações entre os construtos “espaço” e “práticas sociais”, com destaque para a análise de suas implicações sobre a instância das relações de poder intra e extraorganizacionais. Para tal, busca-se investigar espaços periféricos ou cotidianamente ignorados, os quais, todavia, apresentam-se como emblemáticos da difusão e introjeção de discursos e práticas que suportam tais relações, no contemporâneo. Neste artigo centramos em pequena “etnografia” do banheiro dos homens, investigando-o como dispositivo de produção, transmissão e reprodução de subjetividades que suportam discursos e práticas de poder. Como resultados corroboram-se considerações de Foucault quanto à amplitude e profundidade da presença do poder disciplinar, bem como a sofisticação e sutilização de estratégias e táticas mobilizadas em sua aplicação e reprodução. Destacam-se, ainda, formas contemporâneas de apropriação e (re-)significação da noção de virilidade como fundamento e instância de poder intra e extraorganizacional.   Português Documento eletrônico