Alumni
Login
(Sair)
Fale Conosco
Busca
Parece que seu navegador não possui JavaScript habilitado. Ative o JavaScript e tente novamente.
Institucional
Voltar
Sobre a FDC
Diretorias e Conselhos
Corpo Docente
Nossas Unidades
Imagine Brasil
FDC Transforma - Fundo de Bolsas
FDC 50
Centro Social Cardeal Dom Serafim
Comunidade FDC Desenvolvimento Humano
Ética e Conformidade
Contrato de Aplicação de Recursos - BNDES
Relatório de Igualdade Salarial
Graduação
MBA & Pós-Graduação
Voltar
Executive MBA
Pós-Graduação
Pós-Graduação Online
Pós-graduação Online ao Vivo
pós-Graduação In Company
Mestrado Profissional
Doutorado Profissional
Pós-Doutorado FDC
Módulos Internacionais
Curta e Média Duração
Voltar
Agronegócio
Estratégia
Family Business
Finanças
Gestão Geral
Governança Corporativa
Inovação
Liderança
Marketing e Vendas
Pessoas
Empresas
Voltar
Grandes Empresas
Médias Empresas
Pequenas Empresas e Startups
Family Business
Trekker
Agroambiental
FDC Signature
Gestão Pública
FDC Signature
Voltar
Planos Individuais
Planos Corporativos
FDC
>
Conhecimento
>
publicacoes
Conhecimento
Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento
Inovação, IA e Tecnologias Digitais
Desenvolvimento de Pessoas e Liderança
Estratégia e Negócios Internacionais
Logística, Supply Chain e Infraestrutura
Sustentabilidade
Publicações
Blog FDC
Bibliotecas
00A1BE
FFFFFF
Imagem Box 2
Publicação
Estímulos de impacto à mudança nas estratégias de internacionalização de uma escola de negócios.
Ano
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001
2000
1999
1998
1997
1996
1995
1994
1993
1980
1979
1978
2019
2020
2021
2022
2023
2024
Português
Inglês
Espanhol
Artigo
Artigos Revista DOM
Artigos Revista DOM Contexto
Caderno de Idéias
Capítulo de Livro
Caso
Dissertações FDC
FDC Executive
Livro
Livro Eletrônico / E-Book
Relatório de Pesquisa
Trabalhos de Evento
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Buscar
Baixe o pdf
https://ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Disserta%C3%A7%C3%B5es%20FDC/Autoria.%20Ficha.%20Resumo%20-%20Confidenciais/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Vanessa%20Freitas%20-%20autoria.%20ficha.resumo.pdf
Baixe o Abstract
Estímulos de impacto à mudança nas estratégias de internacionalização de uma escola de negócios.
Ano de publicação:
2.021
Publicação:
2021.
Paginação:
97 f.
Autores:
FREITAS, Vanessa de Fátima Sousa; BARAKAT, Lívia Lopes.
Tipo de Publicação:
Dissertações FDC
Autor Principal:
Freitas, Vanessa de Fátima Sousa
Outros Autores:
FREITAS, Vanessa de Fátima Sousa; BARAKAT, Lívia Lopes.
Resumo:
O objetivo desse estudo foi investigar o processo evolutivo da internacionalização e avaliar os estímulos que influenciam e impactam as mudanças estratégicas no âmbito internacional de uma escola de negócios, entre os anos de 2011 e 2021, sendo que tais estímulos foram definidos a partir do modelo teórico de Calof e Beamish (1995), "O Processo de Desenvolvimento da Internacionalização". Como objetivo principal deste estudo, destaca-se (i) promover uma compreensão mais ampla da razão da mudança estratégica; (ii) entender o que explica o padrão da mudança. Como objetivo secundário o estudo também buscou identificar os possíveis impactos da pandemia global da Covid-19 na evolução da estratégia
de internacionalização. A metodologia utilizada foi um estudo de caso único, de característica qualitativa, tendo por objeto empírico uma escola de negócios, com sede em Belo Horizonte (MG). A coleta de dados foi realizada por meio da utilização de instrumentos primários e secundários de pesquisa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com um roteiro baseado nos estímulos de mudança estratégica (de modo) definidos por Calof e Beamish (1995), a saber: (i) atitudes – crença individual do gestor; (ii) ambiente interno – fatores de controle da firma – estratégia, recursos e gestão; (iii) ambiente externo – fatores fora do controle da firma – ambiente e oportunidade e (iv) performance –necessidade de mudança pela melhoria na atuação organizacional e também dada uma atenção ao contexto da Covid-19, pra buscar identificar possíveis impactos da pandemia nas estratégias de internacionalização. Os resultados obtidos evidenciam que todos os estímulos de alguma maneira impactam para uma mudança estratégica, sendo o de atitude de maior destaque, ressaltando que as crenças, valores e experiências do gestor são fatores de alta consideração no processo estratégico. Em relação aos possíveis impactos na internacionalização em relação à Covid-19, os resultados indicam que a escola de negócios, como a maioria das escolas, sofreu impacto direto, principalmente ligado à entrega dos programas, teve que se reinventar, buscar soluções rápidas para entregar valor internacional num contexto de lockdown, fechamento de fronteiras, que restringiu a mobilidade de professores e alunos. Viu também na situação oportunidades de mudança, corroborando para novas descobertas
Idioma:
Português
Número de Referência:
Documento eletrônico