Alumni
Login
(Sair)
Fale Conosco
Busca
Parece que seu navegador não possui JavaScript habilitado. Ative o JavaScript e tente novamente.
Institucional
Voltar
Sobre a FDC
Diretorias e Conselhos
Corpo Docente
Nossas Unidades
Imagine Brasil
FDC Transforma - Fundo de Bolsas
Centro Social Cardeal Dom Serafim
Ética e Conformidade
Contrato de Aplicação de Recursos - BNDES
Relatório de Igualdade Salarial
Graduação
MBA & Pós-Graduação
Voltar
Executive MBA
Pós-Graduação
pós-Graduação In Company
Pós-Graduação Online
Mestrado Profissional
Doutorado Profissional
Módulos Internacionais
Curta e Média Duração
Voltar
Agronegócio
Estratégia
Finanças
Gestão Geral
Governança Corporativa
Inovação
Liderança
Marketing e Vendas
Pessoas
Trekker
Empresas
Voltar
Empresas Privadas
Gestão Pública
FDC Store
Voltar
Cursos Online
FDC Signature
FDC
>
Conhecimento
>
publicacoes
Conhecimento
Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento
Inovação e Empreendedorismo
Desenvolvimento de Pessoas e Liderança
Estratégia e Negócios Internacionais
Logística, Supply Chain e Infraestrutura
Sustentabilidade
Publicações
Blog FDC
Bibliotecas
00A1BE
FFFFFF
Imagem Box 2
Publicação
Estratégias corporativas de reposicionamento na cadeia de valor.
Ano
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001
2000
1999
1998
1997
1996
1995
1994
1993
1980
1979
1978
2019
2020
2021
2022
2023
2024
Português
Inglês
Espanhol
Artigo
Artigos Revista DOM
Artigos Revista DOM Contexto
Caderno de Idéias
Capítulo de Livro
Caso
Dissertações FDC
FDC Executive
Livro
Livro Eletrônico / E-Book
Relatório de Pesquisa
Trabalhos de Evento
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Buscar
Baixe o pdf
http://acervo.ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Cadernos%20de%20Idéias/2001/0106.pdf
Baixe o Abstract
Estratégias corporativas de reposicionamento na cadeia de valor.
Ano de publicação:
2.001
Publicação:
Nova Lima: Fundação Dom Cabral, 2001. (Caderno de Ideias ; CI0106)
Paginação:
15 p.
Autores:
RESENDE, Paulo Tarso Vilela de.
Tipo de Publicação:
Caderno de Ideias
Autor Principal:
Resende, Paulo Tarso Vilela de
Outros Autores:
RESENDE, Paulo Tarso Vilela de.
Resumo:
Uma das questões mais debatidas e de soluções incessantemente procuradas é a verdadeira e real posição das empresas nas chamadas cadeias de valor. O posicionamento eficiente e competitivo na cadeia de valor passa por estratégias corporativas de terceirização, agregação de atividades, fusões, entre outras tantas ações e decisões. A partir de uma pesquisa conduzida com quase duas centenas de empresas brasileiras, que foi complementada por uma segunda pesquisa por telefone, conduzidas em 1998 e 2000, respectivamente, procurou-se detectar os movimentos de reposicionamento de empresas do setor atacadista, automobilístico, bancário e varejista nas suas cadeias de valor, movimentos estes vinculados por ações de desligamento ou de agregação de operações do aqui chamado escopo de atividades. Os resultados impressionam pela dinâmica com que atividades são excluídas ou integradas ao controle total das empresas, demonstrando que o posicionamento na cadeia de valor é uma decisão altamente estratégica que, em última instância, leva as empresas à competitividade sustentada ou ao desaparecimento por falta importância na cadeia de valor.
Idioma:
Português
Número de Referência:
658.7 R433e 2001