Alumni
Login
(Sair)
Fale Conosco
Busca
Parece que seu navegador não possui JavaScript habilitado. Ative o JavaScript e tente novamente.
Institucional
Voltar
Sobre a FDC
Diretorias e Conselhos
Corpo Docente
Nossas Unidades
Imagine Brasil
FDC Transforma - Fundo de Bolsas
Centro Social Cardeal Dom Serafim
Ética e Conformidade
Contrato de Aplicação de Recursos - BNDES
Relatório de Igualdade Salarial
Graduação
MBA & Pós-Graduação
Voltar
Executive MBA
Pós-Graduação
pós-Graduação In Company
Pós-Graduação Online
Mestrado Profissional
Doutorado Profissional
Módulos Internacionais
Curta e Média Duração
Voltar
Agronegócio
Estratégia
Finanças
Gestão Geral
Governança Corporativa
Inovação
Liderança
Marketing e Vendas
Pessoas
Trekker
Empresas
Voltar
Empresas Privadas
Gestão Pública
FDC Store
Voltar
Cursos Online
FDC Signature
FDC
>
Conhecimento
>
publicacoes
Conhecimento
Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento
Inovação e Empreendedorismo
Desenvolvimento de Pessoas e Liderança
Estratégia e Negócios Internacionais
Logística, Supply Chain e Infraestrutura
Sustentabilidade
Publicações
Blog FDC
Bibliotecas
00A1BE
FFFFFF
Imagem Box 2
Publicação
A constructivist perspective on leadership thought among Brazilian and North-American Scholars.
Ano
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001
2000
1999
1998
1997
1996
1995
1994
1993
1980
1979
1978
2019
2020
2021
2022
2023
2024
Português
Inglês
Espanhol
Artigo
Artigos Revista DOM
Artigos Revista DOM Contexto
Caderno de Idéias
Capítulo de Livro
Caso
Dissertações FDC
FDC Executive
Livro
Livro Eletrônico / E-Book
Relatório de Pesquisa
Trabalhos de Evento
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Buscar
Baixe o pdf
Baixe o Abstract
http://acervo.ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Artigos%20FDC/Artigos%20FDC%202011/A%20constructivist%20perspective%20on%20leadership%20thought%20among%20Brazilian%20and%20North-American%20Scholars.pdf
A constructivist perspective on leadership thought among Brazilian and North-American Scholars.
Ano de publicação:
2.011
Publicação:
Curitiba, BAR: n. 2, p. 205-224, Apr./Jun. 2011.
Paginação:
Autores:
SANT'ANNA, Anderson de Souza et al.
Tipo de Publicação:
Artigo
Autor Principal:
Outros Autores:
SANT'ANNA, Anderson de Souza et al.
Resumo:
This paper presents the results of an exploratory, inductive cataloguing of the views of Brazilian and U.S. academics regarding current leadership theory and development. Semi structured interviews with academics from a variety of institutional settings in Brazil and the U.S. were content analyzed to identify major themes and tendencies across the two countries. Our analyses revealed that neither Brazilian nor U.S. academics adopted the bulk of current formal leadership thought uncritically. Instead, both the Brazilian and North American business education fields adopted theories selectively and formulated idiosyncratic approaches to the field. The U.S. interviewees appeared to vary much more from one another than the Brazilian scholars, whose positions were more critical but more homogeneous overall. There was also considerable variation across the two national settings. We found Bourdieu’s practice theory useful in interpreting our results, particularly the concepts of field differentiation and heteronomy, habitus, and cultural capital. Still, much research remains to be done to disentangle the purely historical and cultural factors from the impacts of the social construction of the field of business education in the two countries.
Por razões de direitos autorais este artigo não está disponibilizado. Gentileza entrar em contato com ci@fdc.org.br.
Idioma:
Inglês
Número de Referência:
005:346.16 C758 2011