Fundação Dom Cabral
#a6c2cc #ffffff

Notícia FDC

Saiba o que está acontecendo na Fundação Dom Cabral e em diversas áreas da gestão de negócios.
22 Janeiro 2020

O Abraço que transformou Brumadinho em 2019

​Realizado em 2019, o projeto A Arte Abraça Brumadinho cumpriu seu principal objetivo: dar visibilidade à comunidade afetada pelo desastre do rompimento da barragem de mineração e mobilizar esforços para três desafios que precisam ser enfrentados após a tragédia: estimular escolas para que elas contribuam com a ressignificação da cidade após o desastre; apoiar organizações locais a consolidar e ampliar o alcance de projetos sociais na localidade; promover reflexão sobre alternativas de reconstrução simbólica e concreta da cidade.


Em cinco edições realizadas durante o ano, o projeto contou com apresentações de atrações culturais locais e de artistas do Brasil, que participaram voluntariamente. A programação de cada edição foi construída com a comunidade de Brumadinho, ouvindo o que cada um queria dizer, dando voz a uma comunidade fragilizada, que precisava se encher de carinho.

O projeto foi realizado pela FDC e por voluntários de todo o Brasil. Para a FDC, o desastre em Brumadinho atinge uma das crenças principais da instituição, que é a de que os negócios existem para criar valor para a sociedade e gerar desenvolvimento social. A nossa participação faz parte de nossos esforços para mobilizar líderes a repensarem seu papel nas organizações e dar voz a iniciativas que transformam realidades e desenvolvem a sociedade. 

Confira o que rolou:

ABRIL

Arte e Educação como instrumentos de reconstrução

Para marcar o início do projeto, durante o último final de semana de abril a cidade recebeu a peça “Missa para Clarice” que foi encenada na Igreja Matriz de Brumadinho. Do premiado diretor, ator e produtor Eduardo Wotzik, a peça já esteve em cartaz em diversos teatros do Brasil. No sábado, aconteceu a apresentação da Orquestra Maré do Amanhã (RJ) e do projeto Batucabrum, projeto social que atende 140 crianças da cidade e zonas rurais de Brumadinho. No domingo os jovens dos dois grupos se apresentaram para os integrantes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

A arte Edição 1.jpg

MAIO

Cinema na Igreja da Matriz de Brumadinho

A Igreja da Matriz de Brumadinho foi transformada em sala de cinema e casa de espetáculo musical. Incluiu a exibição do documentário francês “Human” e a apresentação da banda São Sebastião, patrimônio da cidade há 90 anos. E, por fim, uma palestra com o filósofo e professor Clóvis de Barros Filho com um bate-papo com os moradores.

A arte Edição 2.jpg

JUNHO

90 anos do maestro Tom Jobim

Em homenagem aos 90 anos do maestro Tom Jobim, músicos da cidade subiram ao palco do Teatro Municipal Nicodemus da Cunha, ao lado a Orquestra Jobim e convidados (Paulo Jobim e Mário Adnet), para apresentar um repertório especial do maestro.  Antes da apresentação, os artistas conduziram uma oficina técnica para músicos locais. Além disso, a noite de apresentações contou com a presença da poetisa Zilda Andrade, autora da letra do hino da cidade Brumadinho.

A arte edição 3.jpg

AGOSTO

Concerto da Gratidão

O evento contou com a presença do Maestro João Carlos Martins e Davi Campolongo, pianista e ator de 13 anos, que interpretou o maestro no filme que contou a vida de João Carlos. O concerto reuniu ainda a Orquestra Jovem Gerais, o músico Brumadinhense Angelo Sanrah e a Orquestra Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. 

A arte edição 4.jpg

DEZEMBRO

Oratório de Natal

Para encerrar o projeto, o Oratório de Natal cotou com a produção e participação do compositor e multi-instrumentista Marcus Viana e cerca de 100 músicos convidados. Realizado no Estacionamento Central, no centro de Brumadinho, o evento contou com a participação de mais de 500 pessoas. 

a arte edição 5.jpg


Clique aqui e confira o vídeo que foi produzido para relembrar as ações realizadas no projeto.


LEIA MAIS




Veja também

Não foram retornados itens para a sua consulta.
  • Verifique se todas as palavras estão escritas corretamente
  • Tente termos de pesquisa mais gerais
  • Tente menos termos de pesquisa
  • Tente palavras diferentes