Fundação Dom Cabral
8DB8C7 #ffffff

Observatório de Políticas Econômicas

O Observatório de Políticas Econômicas (OPE) é uma iniciativa do Núcleo de Estratégias e Negócios Internacionais da FDC que tem por objetivo acompanhar o desempenho da economia brasileira, analisando seus principais indicadores e interpretando os impactos das principais decisões de política econômica. Esse acompanhamento inclui a influência da economia internacional sobre a economia brasileira, em especial no que se refere a riscos geopolíticos. Trata-se de um fórum para discussões plurais com especialistas da comunidade acadêmica, agentes responsáveis pela tomada de decisão de políticas públicas, políticos e executivos do setor privado, visando a contribuir para as decisões estratégicas das empresas no ambiente de incertezas que economia mundial se insere.

Esse acompanhamento e discussões são disponibilizados mensalmente, em formato de gráficos, com os principais indicadores macroeconômicos, e trimestralmente, por meio de uma nota de conjuntura com análises sucintas sobre a economia. Além disso, são publicados periodicamente artigos sobre as implicações das tendências da economia para a tomada de decisão dos executivos que atuam no Brasil, quer do ponto de vista de uma visão estratégica, quer do ponto de vista das outras dimensões da gestão empresarial. Procurando oferecer uma visão mais ampla do debate sobre as opções de política econômica, também são disponibilizados artigos de responsabilidade de seus autores, cobrindo diferentes linhas de pensamento da teoria econômica e política, que analisam as decisões de política econômica e seus impactos sobre os rumos da economia brasileira.




 



NOTA DE CONJUNTURA BRASILEIRA (outubro – dezembro de 2015)
Baixe o PDF
Indicadores da Economia Brasileira - PRODUÇÃO E DEMANDA AGREGADA
Baixe o PDF
indicadores da economia brasileira - confiança e expectativas
Baixe o PDF
INDICADORES DA ECONOMIA BRASILEIRA - SETOR EXTERNO
Baixe o PDF
INDICADORES DA ECONOMIA BRASILEIRA - SETOR PÚBLICO
Baixe o PDF
INDICADORES DA ECONOMIA BRASILEIRA - preços, juros e câmbio
Baixe o PDF
indicadores da economia brasileira - emprego e rendimento
Baixe o PDF
Entre em Contato

Entre em contato com a Fundação Dom Cabral pelo telefone 0800 941 9200 ou pelo e-mail atendimento@fdc.org.br ou preencha ou formulário abaixo. Retornaremos o mais rápido possível.

750 caracteres

Enviar
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Em breve entraremos em contato.
Não foi possível enviar a sua mensagem!
Por favor preencha os dados obrigatórios.