O novo contexto de mudanças tecnológicas, econômicas, sociais e políticas, vem colocando à prova o vigor do setor de saúde. Mais do que nunca, é preciso fortalecer as organizações para enfrentarem um cenário de escassez de recursos e incertezas do mercado. É nesse ambiente que a FDC apresenta a nova jornada de aprendizagem para profissionais estratégicos da área. O Programa Gestão Estratégica em Saúde visa explorar os novos modelos de negócio, de gestão e de cuidados com o paciente, de forma a acelerar o desenvolvimento dos participantes e assegurar a perenidade das organizações do setor. O mercado já antecipou o diagnóstico. É preciso entender que, nos negócios, assim como na saúde, prevenir é melhor que remediar.
• Explorar novos modelos de negócio, de gestão e de cuidados com o paciente que acelerem o desenvolvimento dos profissionais e assegurem a perenidade das organizações de saúde, visando adequar-se ao contexto atual. • Os participantes serão convidados a idealizar soluções de problemas de negócio, baseadas no uso intensivo de **Data Driven e Analytics** para a personalização, integração, humanização, redução do desperdício e da fragmentação do cuidado. • Serão analisadas as tendências regulatórias, novos modelos de remuneração e pagamento, princípios da inovação baseada em valor, gestão enxuta, governança clínica e compliance, bem como estratégias de financiamento e captação de capital estrangeiro no setor. • Serão discutidos os avanços da robótica, da biotecnologia, da realidade ampliada e inteligência artificial na medicina, seus impactos e desdobramentos. • Provocar uma mudança de mindset, ampliar a capacidade de resolução de problemas em gestão, instrumentalizar os participantes para uma ação de alto valor e que gerem impactos nas organizações em que atuam.
O programa foi desenhado para **profissionais estratégicos da área da saúde** que atuam em: serviços de saúde, hospitais, clínicas, laboratórios, indústria de materiais, equipamentos e medicamentos, operadoras, órgãos reguladores, instituições de ensino e pesquisa, entre outros.
**Para empresas** • Gerir negócios em ambientes voláteis e com visão de longo prazo; • Descobrir novas oportunidades de crescimento em momentos de crises; • Aprimorar a interdisciplinaridade, avaliação de dados e tomar decisões guiadas; • Desenvolver gestores com mindset de crescimento e consciência ampliada sobre necessidade de preparar para enfrentamento das crises. **Para participantes** • Desenvolver resiliência e capacidade para gerir empresas em tempos de restrições, visando promover o crescimento dos negócios; • Aprimorar sua visão de longo prazo e capacidade de ver e aproveitar oportunidades durante crises; • Promover consciência da necessidade de gerar e gerir caixa para garantir a sobrevivência nos períodos de escassez.
- Cenário Global da Saúde; - Mudança do Mindset da Saúde; - Tecnologias Aplicadas a Saúde; - Cultura de Dados na Saúde.
- Modelo de Fleming: estrutura, processos, meio ambiente e resultados - Ferramentas de gestão da qualidade em saúde: - Aplicação de Ferramentas de Avaliação: Brainstorming, Diagrama de Ishikawa, Gráfico de Pareto, Matriz GUT, 5W3H - Metodologia PDCA – Plan, Do, Check, Act - Gestão de Macroprocessos Críticos; - Sistemas da Garantia da Qualidade e Certificações: - Acreditação ONA; Integração de Sistema de Gestão ISO 9001:2000 – ISO 14001:2004 – OHSAS 18001; Joint Commission International – Programa de Acreditação Hospitalar e de Doenças e Condições Específicas. - Processos lean: - Fundamentos Conceituais e Instrumentos para a gestão: Mapa de Fluxo de Valor; Programa 5S; Sistema Prova de Erros; Troca Rápida; Sistema Kanban - Teoria das Restrições - Teoria das Filas - Dinâmica dos Serviços - Simulação otimizada - FlexSim