Fundação Dom Cabral
00A1BE FFFFFF
 

Publicação

 Modelos de negócios: : muito além dos modelos de inovação. <i>In:</i> ENCONTRO DE ESTUDOS EM ESTRATÉGIA - 3ES 8., 28 - 30 maio, 2017, Curitiba, PR.
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Baixe o pdf   Baixe o Abstract  

 Modelos de negócios: : muito além dos modelos de inovação. <i>In:</i> ENCONTRO DE ESTUDOS EM ESTRATÉGIA - 3ES 8., 28 - 30 maio, 2017, Curitiba, PR.

2.017 Curitiba: AnPAD, 2017 <b>Anais</b></b> [.....]<b>.   SALUM, Fabian Ariel;  LOPES, Humberto Elias Garcia;  COLETA, Karina Andrea Pereira Garcia. Trabalho de evento Salum, Fabian Ariel SALUM, Fabian Ariel;  LOPES, Humberto Elias Garcia;  COLETA, Karina Andrea Pereira Garcia. A pesquisa sobre modelo de negócios (MN) tem ganhado relevância entre a comunidade de gestores e acadêmicos mesmo diante de discordâncias sobre sua base conceitual e teórica. Tais divergências di??cultam a distinção entre MN e conceitos correlatos como, por exemplo, estratégia e modelos de inovação. A partir da análise dos artigos mais citados na literatura, este trabalho busca diminuir essas di??culdades ao considerar o framework Escolhas e Consequências (E/C). Este trabalho considera os MN re??exo das escolhas estratégicas da organização feitas em face das mudanças no ambiente. Além disto, considera os MN como um conceito mais abrangente do que os chamados modelos de inovação. Ao analisar os frameworks propostos na literatura – inclusive o Business Model Canvas, um dos mais utilizados entre as startups – este estudo conclui que a base conceitual e teórica do E/C constitui uma visão mais parcimoniosa para o entendimento e operacionalização dos MN. Português