00A1BE FFFFFF
 

Publicação

Imagens da liderança: um estudo de representações de executivos brasileiros por meio da fotolinguagem. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO / ADM (2017, Ponta Grossa,PR).
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Baixe o pdf   Baixe o Abstract  

Imagens da liderança: um estudo de representações de executivos brasileiros por meio da fotolinguagem. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO / ADM (2017, Ponta Grossa,PR).

2.017 Ponta Grassa: adm, 2017. Anais eletrônicos...   SANT'ANNA, Anderson de Souza;  MASSA, Ana de Santa Cecília. Trabalho de evento Sant'Anna, Anderson de Souza SANT'ANNA, Anderson de Souza;  MASSA, Ana de Santa Cecília. Este artigo tem como propósito central investigar aplicação do dispositivo de fotolinguagem em pesquisa sobre o imaginário de executivos e gestores brasileiros em torno da noção de Liderança, com ênfase em competências requeridas a seu exercício e desenvolvimento. Compreendendo 176 pós-graduandos de programa de desenvolvimento de executivos conduzido por renomada escola de negócios brasileira, com turmas nos estados do Ceará, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a pesquisa que subsidiou os resultados deste estudo pode ser caracterizada como de abordagem qualitativa, conduzida por meio do método de estudo de casos múltiplos. Caracteriza-se, também, pela adoção do dispositivo da fotolinguagem, que visa possibilitar aos indivíduos, por meio da exploração de imagens, expressões mais contundentes daquilo que se quer transmitir, que apenas por meio de palavras e números. Como resultados cabe destacar a prevalência de imaginário de liderança que aponta para tendências quanto a caráter neo-carismático da liderança, associado ao recrudescimento do culto a “grandes personalidades-celebridades”. Aponta-se também para a “despersonalização-instrumentalização” dos sujeitos que vivem do trabalho, com forte apelo a substitutivos da liderança, imaginariamente capazes de superar a subjetividade, o desejo e a volidade humana. Face a esse quadro sinaliza-se para a urgência de formas alternativas de compreensão e desenvolvimento da liderança, que resgatem a dimensão ‘humana’, a partir das narrativas dos sujeitos. Nessa direção, cabe salientar a relevância de dispositivos, como a fotolinguagem, em adentrar na polissêmica, complexa e multifacetada tessitura que marca as relações de poder intra, inter e extra-organizacional. Português