00A1BE FFFFFF
 

Publicação

Liderança relacional e confiança na implementação de estratégias.
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Baixe o pdf http://acervo.ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Disserta%C3%A7%C3%B5es%20FDC/MPA%202018/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Marco%20Fabio%20Cilento.pdf Baixe o Abstract  

Liderança relacional e confiança na implementação de estratégias.

2.018 2018.  205 f. CILENTO, Marco Fábio. Dissertações FDC Cilento, Marco Fábio CILENTO, Marco Fábio. Esta dissertação explora como líderes relacionais constroem confiança para favorecer a implementação de estratégias. Este é um tema pouco investigado na literatura e merece destaque em função do papel da liderança na implementação da estratégia, especialmente considerando que grande parcela das estratégias empresariais não são plenamente implementadas. O objetivo principal da pesquisa é identificar quais são as práticas, atitudes e comportamentos dos líderes relacionais que favorecem a construção de confiança. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa é de caráter descritiva e de abordagem qualitativa utilizando estudo de caso único em uma empresa brasileira do setor de agribusiness. A estratégia dessa empresa contemplava uma mudança no sistema de distribuição de insumos agrícolas e impactou não apenas a própria organização, mas também seus distribuidores, causando mudanças internas e externas à organização. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas com 22 profissionais evolvidos no processo de implementação, assim como outras fontes primárias, como apresentações de gestores, documentos institucionais e outros materiais contendo os detalhes da estratégia. Todas as entrevistas foram transcritas e o material passou por análise de conteúdo por meio de codificação e categorização. Nessa análise foram identificadas 10 categorias, agrupadas em três dimensões, que constituem o conjunto de práticas dos líderes relacionais e que favorecem a construção de confiança em favor da implementação da estratégia: (i) coerência e transparência, (ii) influência e (iii) construção de relacionamentos. Tais dimensões permitem compreender melhor o processo de construção de confiança por meio da atuação de líderes na implementação de estratégias. Português