Fundação Dom Cabral
00A1BE FFFFFF
 

Publicação

O empreendedorismo tecnológico, ambiente e cultura de negócios.
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Baixe o pdf http://acervo.ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Cadernos%20de%20Idéias/2006/0635.pdf Baixe o Abstract  

O empreendedorismo tecnológico, ambiente e cultura de negócios.

2.006 Nova Lima:  Fundação Dom Cabral,  2006.  (Caderno de Ideias ; CI0635) 25 p. JUDICE, Valéria Maria Martins;  VASCONCELOS, Maria Celeste Reis Lobo de. Caderno de Ideias Judice, Valéria Maria Martins JUDICE, Valéria Maria Martins;  VASCONCELOS, Maria Celeste Reis Lobo de. Os efeitos do ambiente e cultura sobre negócios têm sido negligenciados na literatura de empreendedorismo no Brasil, especialmente em áreas envolvendo maiores níveis de complexidade, conhecimentos e inovação tecnológica. O artigo faz revisão da literatura sobre a questão ambiental na teoria organizacional e aborda três enfoques que vêm sendo aplicados ao campo do empreendedorismo: a ecologia das populações, a teoria da dependência dos recursos e a abordagem cultural. Um ‘pré-modelo’ de análise é elaborado, incluindo as três dimensões, e é exploratoriamente testado, através de um estudo de caso em empreendedorismo tecnológico no Brasil. Usando as três
abordagens, o percurso de uma empresa de biomateriais atuante em saúde humana é avaliado em suas dificuldades em relação às condições regulatórias, ambiência e cultura de negócios brasileira. O pré-modelo delineado suporta a aplicação empírica e contribui para a análise exploratória da influência
ambiental e cultural sobre novos emprendimentos tecnológicos criados no Brasil, mas aperfeiçoamentos futuros serão necessários a uma aplicação mais extensa desse modelo. Palavras-chave: Empreendedorismo; empreendedorismo tecnológico; ambiente de negócios; cultura de negócios; clima de negócios.
Português 658 J92e 2006