Alumni
Login
(Sair)
Fale Conosco
Busca
Parece que seu navegador não possui JavaScript habilitado. Ative o JavaScript e tente novamente.
Institucional
Voltar
Sobre a FDC
Diretorias e Conselhos
Corpo Docente
Nossas Unidades
Imagine Brasil
FDC Transforma - Fundo de Bolsas
Centro Social Cardeal Dom Serafim
Ética e Conformidade
Contrato de Aplicação de Recursos - BNDES
MBA & Pós-Graduação
Voltar
Executive MBA
Pós-Graduação SINGULAR em Gestão
Pós-graduação Online
Pós-Graduação Regionais
Pós-Graduação Data & Digital
Mestrado Profissional
Módulos Internacionais
Curta e Média Duração
Voltar
Agronegócio
Comércio e Varejo
Estratégia
Finanças
Gestão Geral
Governança Corporativa
Inovação
Liderança
Marketing e Vendas
Pessoas
Saúde
Empresas
Voltar
Empresas Privadas
Gestão Pública
Trekker
FDC Store
Voltar
Cursos Online
FDC Signature
FDC
>
Conhecimento
>
publicacoes
Conhecimento
Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento
Inovação e Empreendedorismo
Desenvolvimento de Pessoas e Liderança
Estratégia e Negócios Internacionais
Logística, Supply Chain e Infraestrutura
Sustentabilidade
Publicações
Blog FDC
Bibliotecas
00A1BE
FFFFFF
Imagem Box 2
Publicação
A confiança dos empresários das empresas de médio porte: : um indicador inédito no Brasil.
Ano
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001
2000
1999
1998
1997
1996
1995
1994
1993
1980
1979
1978
2019
2020
2021
2022
2023
Português
Inglês
Espanhol
Artigo
Artigos Revista DOM
Caderno de Idéias
Capítulo de Livro
Caso
Dissertações FDC
FDC Executive
Livro
Livro Eletrônico / E-Book
Relatório de Pesquisa
Trabalhos de Evento
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Buscar
Baixe o pdf
Baixe o Abstract
A confiança dos empresários das empresas de médio porte: : um indicador inédito no Brasil.
Ano de publicação:
2.022
Publicação:
Revista Dom Contexto, p. 27-32, jul./set. 2022.
Paginação:
Autores:
RIBEIRO, Áurea Helena Puga; REIS, Plínio; MARCONATTO, Diego Antonio Bittencourt.
Tipo de Publicação:
Artigos Revista DOM
Autor Principal:
Ribeiro, Áurea Helena Puga Professor TI Nacional Fundação Dom Cabral - FDC
Outros Autores:
RIBEIRO, Áurea Helena Puga; REIS, Plínio; MARCONATTO, Diego Antonio Bittencourt.
Resumo:
Existem vários indicadores no mercado que medem a confiança dos empresários brasileiros. Mas esses focam em setores específicos sem o olhar por porte. A
Fundação Dom Cabral entende que os empresários das empresas de médio porte
(EMPs) têm desafios e comportamentos distintos em relação às demais empresas,
que se refletem em sua confiança e que, por isso, precisam ser compreendidas.
Reconhecendo a especificidade e relevância das EMPs para a economia
brasileira, a Fundação Dom Cabral desenvolveu um indicador inédito e inovador
para medir a confiança desses empresários: o Índice de Confiança das Médias
Empresas – ICME. O ICME é inovador em relação às tradicionais métricas de confiança existentes, porque engloba questões organizacionais e competitivas na sua composição. Além de medir como empresários de diferentes setores percebem as
condições atuais e as expectativas futuras do ambiente macroeconômico, amplia essa avaliação para aspectos relacionados ao contexto microeconômico (demanda e condições gerais da empresa), dinâmica setorial e ambiente competitivo (turbulências competitivas, tecnológicas) e sobre o contexto de produção (outros custos e despesas do negócio). Assim, o ICME aproxima-se mais dos desafios
e do contexto reais em que os empresários das EMPs tomam suas decisões
Idioma:
Português
Número de Referência:
Documento eletrônico