5E9FB2 #ffffff

Desenvolvimento Social Sustentável

Contribua com iniciativas de sustentabilidade e inclusão social.

​​​​​​​​​​​Utilizando minhas c​ompetências para gerar mais impacto​

Um dos aspectos-chave do MBA Alumni Network é oferecer aos ex-participantes do MBA oportunidades significativas para se desenvolverem depois de finalizar o Programa. Procuramos fazê-lo buscando o seu crescimento em vários aspectos: pessoal, profissional e de carreira.

Em última análise, acreditamos que o resultado dessas atividades consiste em ajudarmos a desenvolver profissionais que são verdadeiros líderes, cujas ações contribuam para uma missão mais ampla, a de criar uma comunidade melhor, um país melhor e um mundo melhor.

Assim, o último pilar do MBA Alumni Network é o Desenvolvimento Social Sustentável.

A FDC está envolvida no apoio a vários programas sociais, ONGs e similares, por meio de nossas atividades educacionais. 


​Podemos citar alguns programas de sucesso em cinco categorias:

​Pequenos empreendimentos liderados por mulheres - 10.000 Mulheres
Negócios sociais para redução das desigualdades – Programa Dignidade
Melhoria da governança e da gestão das organizações sociais - Parceria com Organizações Sociais (POS) e Programa de Desenvolvimento de Empresas e Organizações Sociais (PDEOS)
Desenvolvimento de jovens aprendizes - Raízes - Projeto de Inovação Social​

Conheça um pouco mais sobre as iniciativas de sustentabilidade e inclusão soci​​al assistindo ao vídeo!​


 

Eu como Apoiador dos Projetos Sociais da FDC

Você pode ser um conselheiro dos projetos sociais da FDC. Para tanto, confira abaixo em que consiste cada projeto e preencha o formuláiro indicando o projeto que você deseja apoiar. Localizaremos um negócio/organização social/jovem aprendiz que poderá se beneficiar de sua expertise e o Conselheiro Voluntário será consultado pela equipe Alumni MBA Network para confirmar sua disponibilidade. Só então, o colocaremos em contato com o participante do Projeto Social de interesse.​

 

Pequenos Empreendimentos Liderados por Mulheres

As empreendedoras do Programa 10.000 Mulheres possuem negócios em diversas áreas, como moda, alimentação, serviços, educação, beleza e estética, dentre outros. Elas receberam um programa de capacitação em gestão geral de 160 horas. Com o conhecimento adquirido no Programa, puderam aplicar diversas ferramentas de gestão e crescer os seus negócios.

Após o término do programa, muitas empreendedoras ainda possuem o desafio de sobreviver em um ambiente de incerteza e muita competição. 

A sua experiência como gestor, nas diversas áreas de conhecimento (estratégia, comercial/vendas, financeira, pessoas, logística, etc.), assim como a sua rede de contatos, com certeza, trará muitos insights e novas perspectivas para as pequenas empreendedoras.


Negócios sociais para redução das desigualdades 

Como parte dos investimentos sociais da FDC, os empreendedores do Programa Dignidade tiveram acesso, de forma gratuita, a um programa de capacitação em gestão com duração média de 160 horas, entre sala de aula e monitorias individuais. Os negócios sociais que participaram do programa são de áreas como educação, microcrédito, turismo, saúde e possuem o desafio de promover o impacto social como seu “core business” e, ao mesmo tempo, serem autossustentáveis.

Os negócios encontram-se em estágios distintos de desenvolvimento, e os empreendedores sociais, por sua natureza, possuem um olhar muito apurado para o resultado social, e por outro lado, pouco desenvolvidos para a questão econômica e de sustentabilidade do negócio. Assim, a sua experiência poderá acrescentar muito a esses negócios, trazendo a visão dinâmica dos negócios em suas diversas áreas de conhecimento (estratégia, liderança, processos, governança, marketing, finanças, etc). 


Melhoria da governança e da gestão das organizações sociais

Parceria com Organizações Sociais (POS):

É um programa subsidiado em 80% pela FDC que visa cooperar com as organizações sociais para que se tornem autossustentáveis e mais atrativas para investimentos. Por meio da incorporação de ferramentas de gestão no seu dia a dia, ampliação do conhecimento de seus dirigentes no campo da gestão e da busca de soluções compartilhadas, é possível que suas ações tenham maior amplitude.


Programa de Desenvolvimento de Empresas e Organizações Sociais (PDEOS):

Tem como objetivo estimular o desenvolvimento local sustentável a partir da promoção da gestão responsável junto às lideranças empresariais e comunitárias do Bairro Jardim Canadá, bairro mais próximo ao Campus Aloysio Faria (Nova Lima-MG), que tem diversos problemas de natureza social e carece de um esforço para o seu desenvolvimento local integrado. 

A FDC atua com o ensino da gestão em três eixos:

- Sensibiliza as lideranças empresariais sobre o desenvolvimento local sustentável a partir do entendimento do tema e das potenciais contribuições de seu negócio.
- Contribui para ampliar o conhecimento e a prática da gestão responsável no contexto das organizações sociais.
- Promove a articulação entre empresas e organizações sociais participantes para a formação de redes de cooperação.

As organizações sociais parceiras destes dois programas atuam nos mais variados campos como, por exemplo, educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, capacitação profissional, pessoas com deficiência, meio ambiente, esporte, abrangendo crianças, jovens, adultos e idosos.

Sua experiência como gestor poderá ensejar uma contribuição como voluntário na gestão da organização social ou na sua governança (Conselho). Você pode ajudar cada organização a transformar as boas intenções em ações efetivas, aperfeiçoando aquilo que ela faz de melhor: contribuir para a transformação da sociedade.


Desenvolvimento de Jovens 

O objetivo do Raízes – Programa de Inovação Social é ampliar a visão de mundo dos jovens estudantes da rede pública de ensino, que se encontram em situação de vulnerabilidade social. 

As temáticas tratadas durante o programa, de 120 horas de duração, vão desde finanças pessoais e empreendedorismo à filosofia, brasilidade, artes e sustentabilidade. Essa multidisciplinariedade de conteúdos estimula o desenvolvimento de um pensamento crítico, fazendo com que os jovens sintam-se responsáveis por suas escolhas futuras e que consigam ultrapassar as barreiras impostas pelas dificuldades financeiras, vislumbrando um futuro de sucesso, por meio da educação. 

Após o programa, muitos desses jovens se inserem no mercado de trabalho como auxiliares administrativos, recepcionistas, auxiliares de almoxarifado, office boy, etc. 

Você poderá contribuir com o aconselhamento desses jovens em estágio inicial de carreira, assim como oferecer oportunidades na organização em que você esteja caso haja vagas disponíveis.


Eu como Líder Sustentável

A fim de estimular o líder que lidera com valores e pela sustentabilidade, gostaríamos de conhecer o que você tem feito enquanto líder, seja em sua empresa, em sua família, em sua comunidade ou em sua cidade para promover o desenvolvimento sustentável do nosso país. Conheça os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável listados no documento "Transformando nosso mundo"​, adotados em 25 de setembro de 2015 pelos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), para serem cumpridos até 2030. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável têm abrangência mundial e buscam refletir todas as grandes problemáticas sociais.

 
A FDC promoverá uma homenagem no encontro Alumni para as lideranças sustentáveis mais destacadas durante o ano.​​