Fundação Dom Cabral

 
Encontre um programa

Alianças Internacionais

Visão e atuação global
 

A Fundação Dom Cabral possui alianças internacionais com duas escolas de negócios: INSEAD, na França e Kellogg School of Management, nos Estados Unidos, além de promover a cooperação com diversas outras escolas em todos os continentes. Destacam-se as redes de escolas na América Latina e com os países que compõem o BRICs, com objetivo de desenvolver programas e projetos conjuntos de pesquisa.  

 

​​ ​​​​​​​​​​​​​​

ESADE Business School (Espanha)

Criado em 2009, porém com primeira turma acontecendo em 2010, o programa Alta Performance em Liderança (APL): a Dimensão do Sujeito está voltado para executivos em posição estratégica e tática que desejam ampliar e desenvolver competências socioemocionais de liderança, na busca de maior eficiência comportamental como fator relevante e alavancador para a alta performance em liderança.

INSEAD (França)
Com o INSEAD, o relacionamento começou em 1989, quando a FDC trabalhou em conjunto com a escola para criar o Programa de Gestão Avançada (PGA) e, em 1998, foi lançado o programa Gestão Estratégica de Pessoas (GEP).
Judge Business School (Universidade de Cambridge)

Criada em 2014, a parceria com a Judge Business School​ da Universidade de Cambridge tem por objetivo oferecer aos participantes e ex-participantes do Programa de Especialização em Gestão um módulo intern​​acional em uma instituição de ensino de renome mundial, além de ampliar a visão dos participantes acerca dos temas de empreendedorismo e inovação. A Universidade de Cambridge receberá participantes do novo Programa, em um módulo desenhado para executivos brasileiros que necessitam desenvolver seu conhecimento acerca de empreendedorismo, seja com o objetivo de criar uma nova empresa ou propor soluções inovadoras para a corporação na qual atuam.

Kellogg School of Management (Estados Unidos)
Em 1992, a FDC e a Kellogg School of Management desenvolveram o Programa STC Executivo - Skills, Tools and Competencies – destinado a altos executivos. O programa foi lançado em 1993.
Parcerias para a Realização de Pesquisas

A FDC entende a importância da contribuição de pesquisas acadêmicas para um ambiente de negócios dinâmico. Por meio dos seus centros de pesquisa, a Fundação Dom Cabral trabalha em cooperação com entidades e escolas internacionais no desenvolvimento de projetos de pesquisa em conjunto. ​

 

IMD e WEF (Suíça)

Em 1996, a FDC tornou-se membro da rede internacional de instituições que cooperam com o IMD e com o World Economic Forum (ambos da Suíça) para a realização dos seguintes relatórios de competitividade: World Competitiveness Yearbook (IMD) e Global Competitiveness Report (WEF).


Babson College (Estados Unidos)

​Em 2006, a FDC tornou-se a parceira brasileira do projeto Successful Transgenerational Entrepreneurship Practices (STEP) criado pela escola norte-americana Babson College. O STEP reúne, atualmente, 45 escolas de negócios em todo mundo e visa promover a realização de pesquisas de ponta no tema empresa familiar. O projeto também examina como as famílias promovem o empreendedorismo, gerando novas atividades econômicas, e a criação de novas empresas no grupo familiar.

Porto Business School

​Em uma cooperação iniciada em 2008, a FDC e a então chamada Escola de Gestão do Porto (EGP) decidiram levar para Portugal o programa Parceiros para a Excelência (PAEX) visando ao desenvolvimento de médias empresas portuguesas localizadas na região do Porto no norte do país.

Rede BRICs

A Rede BRICs é uma parceria única entre quatro grandes escolas de negócio no Brasil, Rússia, Índia e China – Fundação Dom Cabral, Moscow School of Management SKOLKOVO, Indian Institute of Management Ahmedabad (IIMA) e Cheung Kong Graduate School of Business (CKGBS), respectivamente.
Em 2011, a Rede BRICs lançou o programa BRICs on BRICs, que visa proporcionar às empresas globais conhecimento, habilidades e insights para investir e operar com sucesso nos países que compõem os BRICs. O programa aborda as perspectivas macro de cada uma das economias dos BRICs e também detalhes do nível micro de operação desses países.

Rede Enlaces

​A Fundação Dom Cabral, a Universidade de San Andrés (Argentina), e a Universidade de Los Andes (Colômbia) assinaram, em agosto de 2011, um acordo de colaboração para a criação da ENLACES, uma rede entre escolas de negócio da América Latina com foco em educação executiva, dedicada a apoiar o crescimento econômico sustentável da região, em conjunto com os setores político e privado, por meio da inovação, do desenvolvimento e da difusão de conhecimento aplicado em gestão.

Após a realização do primeiro grande evento da Rede Enlaces em abril de 2013, em Cartagena das Índias, Colômbia, passaram também a fazer parte da rede a ESAN, do Peru, e a IESA, da Venezuela.

Smith College Executive Education (Estados Unidos)

A FDC e o Smith College Executive Education iniciaram sua parceria em 2014, quando desenvolveram o FDC-Smith Women’s Global Leaders Program, um programa voltado para o desenvolvimento de mulheres líderes, com o objetivo de se ampliar o protagonismo feminino no mundo corporativo. O Smith College tem experiência de mais de 140 anos de excelência e inovação no desenvolvimento de mulheres líderes. ​

X

Encontre um programa

Tema



















Localidade

Duração

Nível Hierárquico

Acompanhe nas redes