Fundação Dom Cabral

 

Parceria para Estruturação da Gestão - PEG

Para empresas de pequeno porte que se preparam para atingir um novo patamar em performance gerencial. Por meio do desenvolvimento de aspectos fundamentais da gestão, a PEG contribui para a estruturação da empresa com vistas à melhoria dos resultados econômicos e financeiros.  


A Parceria para Estruturação da Gestão - PEG possibilita aos executivos de organizações 
de pequeno porte assimilarem os fundamentos de gestão necessários para estruturar a empresa e obter melhores resultados de forma continuada e sustentável. A partir do desenvolvimento de aspectos fundamentais da gestão, a PEG trabalha no aprimoramento da performance administrativa e da produtividade das empresas, impulsionando-as para novos desafios.


Resultados

  • Estruturação gerencial e de processos internos para a melhoria da competitividade, do desempenho global da organização e dos resultados econômico-financeiros.
  • Ampliação da visão sistêmica em gestão e implementação de ferramentas gerenciais nas dimensões da Estratégia, Finanças, Produtividade e Comercial.
  • Definição dos indicadores de performance e acompanhamento periódico do cumprimento de metas.​
  • Capacitação dos gestores da organização e ampliação da rede de relacionamentos.
  • Desenvolvimento das competências para administrar de forma equilibrada demandas de curto prazo (resultado) x médio prazo (crescimento).


Público-alvo

Empresas de pequeno porte reunidas em uma mesma região, e em processo contínuo de desenvolvimento.​


Metodologia

A PEG tem uma abordagem metodológica que organiza o conhecimento em quatro ciclos de desenvolvimento, representando quatro áreas essenciais da gestão: 

Ciclo 1.  Estratégia

Ciclo 2.  Finanças

Ciclo 3.  Produtividade

Ciclo 4.  Comercial


Cada ciclo dura 6 meses e é composto por atividades coletivas e individuais.

Do diagnóstico inicial à absorção das melhores práticas, da definição de objetivos estratégicos aos planos de ação, são ao todo 24 meses de atividades para assimilação e aplicação dos conceitos e ferramentas gerenciais.

Trabalhando em grupos de, aproximadamente, dez empresas de uma mesma região (até quatro executivos por empresa), a PEG acelera o desenvolvimento de temas fundamentais da gestão empresarial e promove o intercâmbio de experiências e práticas entre os participantes.


Atividades por ciclo de desenvolvimento:

  • Workshops coletivos: introdutórios, com duração de 8 a 16 horas. Neles, são debatidos conceitos, metodologias e práticas de gestão. 
  • Monitorias: fase de implementação das metodologias de gestão. São realizadas individualmente em cada empresa, com atividades mensais de 4 horas, durante 3 meses. O primeiro ciclo (Gestão Estratégica) prevê uma monitoria extra antes do workshop.
  • Avaliação de Projetos e Resultados (APR): avaliação dos projetos e resultados empresariais em atividades individuais de 4h por empresa, realizadas ao final de cada ciclo.
  • Fórum de Intercâmbio: encontro coletivo de 4 horas para a troca de práticas e experiências.


Cronograma de Atividades

Conteúdo


Estratégia

  • ​Ideologia Empresarial e Posicionamento Estratégico.
  • Análise do Ambiente e Matriz de Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas.
  • Objetivos Estratégicos, Mapa Estratégico, Indicadores, Metas e Iniciativas Estratégicas.

Finanças

  • ​Contabilidade Gerencial.
  • DRE por Margem de Contribuição.
  • Ciclo Financeiro e Necessidade de Capital de Giro.
  • Fluxo de Caixa na Base Direta e Indireta.


Produtividade

  • ​Organização do Ambiente de Trabalho.
  • Trabalho Padrão.
  • Análise de Solução de Problemas.
  • Gestão à Vista.

Comercial

  • ​Posicionamento.
  • Proposta de Valor.
  • Segmentação de Mercado.
  • Gestão de Vendas e Desempenho das Equipes de Vendas.





 
 
 
 
Ver mais localidades:
     
Nova Lima - MG 
Próximas turmas:
 

Grupo formado por empresas de pequeno porte de Belo Horizonte e Região Metropolitana

Local de realização dos encontros coletivos: 
FDC - Campus Aloysio Faria - Av. Princesa Diana, 760 - Alphaville - Lagoa dos Ingleses 34018-006​ - Nova Lima/MG.

 
 
 
Investimento:
mensalidade de R$ 6.000,00 por empresa em 24 meses.​​

Condição especial para clientes Santander: 15% de desconto no valor da mensalidade.

Neste valor não estão inclusas despesas com hospedagem, transporte e alimentação.
 
 
   
 
 
Download Folder 
 
 
 

Assuntos Relacionados

Gestão empresarial: estratégias organizacionais.

A obra reune diversas pesquisas sobre a evolução e a situação atual no campo da administração, com foco em estratégias organizacionais. Est...

Programa RH Triple A

A Fundação Dom Cabral e a ABRH-Brasil, em mais um empreendimento entre parceiros, integram suas forças na construção de um programa de desen...

Fundação Dom Cabral divulga Ranking FDC das Multinacionais Brasileiras 2017

​A Fundação Dom Cabral (FDC) divulga hoje os resultados do Ranking FDC das Multinacionais Brasileiras 2017 e do Ranking de Internacionalizaç...
X

Encontre um programa

Tema



















Localidade

Duração

Nível Hierárquico

Acompanhe nas redes