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Parceria com Organizações Sociais - POS

O objetivo da POS é ajudar Organizações Sociais a se tornarem autossustentáveis e mais atrativas para investimentos, possibilitando ações de maior amplitude.


As Organizações Sociais têm exercido papel importante na realização de projetos que beneficiam a sociedade civil. Por isso, a FDC desenvolveu um projeto diferenciado: a Parceria com Organizações Sociais – POS. Através dessa parceria, oferece sua competência em gestão e formação de executivos para contribuir com a melhoria de resultados dessas organizações. Nosso desafio 
é ajudar Organizações Sociais a se tornarem autossustentáveis e mais atrativas para investimentos, possibilitando ações de maior amplitude. Para isso, é preciso que elas incorporem ferramentas de gestão ao seu dia a dia.
 
 
Cooperação que gera resultados
 
• Definição da estratégia de gestão da Organização Social com base em um modelo integrado.
• Estabelecimento de indicadores de performance.
• Acompanhamento periódico de metas.
• Redesenho dos processos com maior impacto nos resultados.
• Realinhamento da estratégia de captação de recursos públicos e privados.
• Melhoria nos resultados dos projetos.
• Ampliação dos horizontes a partir do seu contato com a vanguarda da gestão empresarial.​
 
 
Atividades

Processo de gestão
É o eixo central do Programa da POS e visa a implantação da metodologia de gestão por resultados. É desenvolvido separadamente com o grupo de gestores da Organização Social específica – presidente (principal dirigente), diretores e gerentes e envolve um processo sistematizado de reuniões, com a coordenação técnica de professor da FDC e utilizando ferramentas que possibilitem o aprendizado.
 
São realizadas as seguintes etapas:

• Projeto estratégico da instituição
Desenvolvimento conjunto da visão de futuro da instituição, elaboração e implementação do planejamento estratégico, juntamente com a organização, com perspectiva de cinco anos.

• Contrato de resultados
O contrato de resultados deriva do projeto estratégico, com as metas anuais estabelecidas.

• Avaliações gerenciais mensais
Acompanhamento e avaliação dos resultados das metas estabelecidas, verificação da tendência de seu alcance e redirecionamentos necessários de ações.

• Monitorias
Momento em que professores especialistas da FDC e profissionais da organização parceira trabalham em conjunto, para a melhoria da gestão, unindo a teoria ao dia a dia das diversas áreas. A monitoria é feita de forma customizada e as metodologias de gestão são gradativamente implementadas, de acordo com as necessidades de cada organização. Além das ferramentas das áreas de finanças, marketing, pessoas, processos e projetos, também são implantadas ferramentas específicas para as Organizações Sociais, vinculadas ao seu planejamento estratégico, a avaliação de impacto de projetos sociais, mobilização de recursos e voluntariado.
 
Conhecimento
No eixo Conhecimento, os gestores das organizações participam do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes – PDD, em conjunto com dirigentes das outras organizações parceiras e executivos do PAEX – Parceiros para Excelência. Trata-se de um Programa de formação de 96 horas, dividido em seis módulos, com foco em gestão por resultados e ênfase em:
• Estratégia.
• Marketing.
• Finanças.
• Pessoas.
• Processos.
• Projetos.

Intercâmbio
O eixo Intercâmbio baseia-se na construção coletiva de conhecimento, por meio da troca de experiências entre organizações sociais que, mesmo tendo características específicas, estão comprometidas com a transformação de pessoas e comunidades. Essa construção, mediada pela Fundação Dom Cabral, reúne dirigentes das Organizações Sociais, promovendo discussões temáticas relevantes, troca de experiências, proporcionando, assim, a busca compartilhada por estratégias de gestão que contribuam para o sucesso institucional de seus programas e projetos.
 
São realizadas as seguintes atividades:

• Comitê de presidentes
Em um grupo restrito, formado pelo principal dirigente de cada organização parceira, são discutidos temas atuais e problemas comuns, promovendo o desenvolvimento e a integração da parceria.
 
• Grupo de dirigentes
Os dirigentes das organizações parceiras se encontram e trocam experiências, ao mesmo tempo em que entram em contato com conteúdos atualizados de padrão internacional. Esses encontros com os demais parceiros fomentam a construção de estratégias para a superação de dificuldades e de propostas inovadoras da organização.
 
• Encontro anual da rede
Presidentes e principais gestores têm a oportunidade de intercâmbio com outras organizações e empresas, setores, países e culturas. O encontro é uma oportunidade para trocar ideias sobre cenários e subsidiar a elaboração do projeto estratégico.
 
 
 
 

Depoimentos

 
"A parceria com a Fundação Dom Cabral é essencial para fortalecer o relacionamento do ChildFund Brasil com outras organizações sociais, ampliando assim sua capacidade para troca de experiências com profissionais que vivenciam os desafios do desenvolvimento social. A capacitação dos nossos líderes é outra vantagem importante, pois investir em pessoas inovadoras e visionárias contribui para o alcance de resultados e sucesso da organização. Por meio da POS conseguimos o apoio técnico e competente para o aperfeiçoamento de processos vitais e significativos para o ChildFund Brasil. Por fim, a excelência da marca FDC nos assegura que estamos no caminho certo. "
 
Gerson Pacheco, Diretor Nacional, ChildFund Brasil
 
"O Terceiro Setor precisa beber nas águas da gestão profissional. Enquanto o mundo social careceu de ferramentas de gestão, o mundo privado desenvolveu forte cultura de gestão organizacional. Transferir e adaptar para o social as boas práticas de gestão profissional é o objetivo da FDC na Parceria com as Organizações Sociais – POS. Para a Rede Cidadã, o mais importante nesta parceria com a FDC é o compartilhamento com outras organizações, é manter viva a lucidez da estratégia organizacional, a gestão de resultados e o desenvolvimento dos nossos líderes."
 
Fernando Alves, Diretor-Executivo, Rede Cidadã
 
"Participar da Parceria com Organizações Sociais – POS da Fundação Dom Cabral tem sido uma das melhores experiências vivenciadas pela equipe da Ramacrisna. Primeiro, porque é uma troca de conhecimentos realmente vivida pela equipe da instituição juntamente com os professores da FDC. Cada passo em direção à melhoria da gestão é compartilhado pelo grupo e implementado coletivamente. Isso faz com que todos sejam corresponsáveis pelos resultados obtidos, consolidando os laços profissionais e afetivos da família Ramacrisna. Participar do POS permitiu à Ramacrisna melhorar seu processo de gestão e a qualificação de seus colaboradores, cujo efeito é a otimização do uso dos recursos. Podemos citar alguns exemplos práticos resultantes da parceria: a Fábrica de Telas Ramacrisna, através da melhoria de gestão, adquiriu dois novos equipamentos automáticos, ampliou sua planta e aspira já neste ano ser a primeira no ranking em Minas Gerais. Conseguiu ampliar de 2010 para 2011 em 68% o número de pessoas atendidas, além de melhorar qualitativamente os serviços prestados. Possibilitou a primeira fusão entre uma organização social e uma grande empresa, levando para a Vilma Alimentos a produção e distribuição das Massas Ramacrisna, e através do recebimento dos royalties pelo uso da marca, aumentou a participação desse departamento nas atividades sociais. A competência dos profissionais da Fundação Dom Cabral surpreende e permite passos ousados e ao mesmo tempo consistentes na profissionalização da gestão da organização, aprimorando a cada ano os setores, os processos e os profissionais que atuam na administração."
 
Solange Botaro, Vice-Presidente, Ramacrisna
 
 
"Estamos na Parceria para Organizações Sociais – POS desde 2011 e entendemos que esta participação nos possibilitou traçar o planejamento estratégico do Instituto IT Mídia, balizando metas e indicadores e capacitando a equipe em gestão. Além de ter otimizado nosso dia a dia, nos dando consistência de modo a alcançar resultados sociais mais sólidos, reduzindo a evasão dos bolsistas da faculdade e inserindo-os no mercado de trabalho de forma duradoura e perene."
 
Adelson de Sousa, Presidente, Instituto IT Mídia

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