Fundação Dom Cabral

 
Encontre um programa

Parceiros para a Excelência - PAEX

Um modelo de gestão com foco em resultados
para médias empresas.


O PAEX – Parceiros para a Excelência é um Programa que reúne empresas de médio porte interessadas em aumentar sua competitividade e elevar seus resultados. Uma Parceria baseada na construção gradativa de um modelo de gestão através da implementação de ferramentas gerenciais e estratégicas, do intercâmbio de experiências e do conhecimento.

O PAEX integra aproximadamente 600 empresas do Brasil, Paraguai e Portugal, o que garante uma riquíssima troca de experiências e aprendizados.

Participantes

Empresas de médio porte, reunidas em uma mesma região, não concorrentes entre si e em processo contínuo de desenvolvimento. 

Atividades

Desenvolvimento/Revisão do Projeto Empresarial
 Elaboração/Revisão do planejamento estratégico e da visão de futuro da empresa, reavaliando individualmente o seu negócio.

Avaliações Gerenciais Mensais – AGM
 Avaliação de resultados, controle de metas e acompanhamento das iniciativas para alcance dos objetivos estratégicos definidos no Projeto Empresarial.

Monitorias
 Aplicação prática do conhecimento em gestão com especialistas nas áreas de Marketing e Vendas, Processos, Projetos, Finanças, Operações e Logística, entre outros, implementadas de acordo com as necessidades de cada empresa.

Programa de Desenvolvimento de Dirigentes – PDD
 Anualmente, três executivos por empresa participam de um programa de formação de 96 horas, composto por seis módulos, com ênfase em Estratégia, Marketing e Vendas, Finanças, Pessoas, Processos e Projetos.

Programa de Desenvolvimento de Dirigentes Avançado – PDDA
 Espaço de discussão de temas emergentes da gestão para o principal executivo da empresa.

Intercâmbio
Troca de experiências entre os parceiros da rede de empresas, estimulada pelos seguintes encontros:

 Comitê de Presidentes – Em um grupo restrito, integrado pelo principal dirigente de cada organização parceira, temas atuais e problemas comuns são discutidos, promovendo o desenvolvimento e a integração de executivos.
 Encontro de Dirigentes – Gestores se reúnem e trocam experiências, ao mesmo tempo em que entram em contato com conteúdos atualizados de padrão internacional.
 Encontro Anual da Rede – Presidentes e principais executivos das organizações associadas ao PAEX reúnem-se para discutir, abrindo oportunidade de intercâmbio com outras empresas, setores, países e culturas. O encontro é também uma oportunidade para a troca de ideias sobre cenários como forma de subsidiar a elaboração do Projeto Empresarial.

Resultados

• Redefinição da estratégia de gestão da empresa com base em um modelo integrado.
• Definição de indicadores de performance da organização.
• Acompanhamento periódico de metas.
• Ampliação dos horizontes a partir do contato com a vanguarda da gestão empresarial.
• Intercâmbio entre empresas para compartilhamento das melhores práticas de gestão.
• Implementação de metodologias de gestão em Marketing e Vendas, Gestão de Processos, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos, Finanças, Operações e Logística, entre outras.
• Melhoria nos resultados econômico-financeiros.
• Capacitação dos gestores da organização.
 
 
 
 
 

Depoimentos

 
"Prestes a completarmos o terceiro ano de PAEX, é sensível o quanto a parceria com a FDC tem agregado valor à nossa empresa. Destacamos como pontos fortes desse trabalho a disciplina imposta pela rotina das AGMs, os ganhos proporcionados com a educação de nossos dirigentes e executivos por meio dos PDDs, o trabalho focado e customizado de estruturação e revisão de processos por meio das monitorias e, finalmente, o benchmark e a inspiração proporcionada pelos encontros e intercâmbios com os demais participantes do programa. Tudo isso tem ampliado a qualidade da nossa gestão e nos oferecido maior segurança na tomada de decisões, tanto estratégicas quanto operacionais, contribuindo com as bases do nosso crescimento no presente e no futuro."
 
Altamir Filadelfi Cabral, Diretor Comercial, Via Pajuçara Transportes
 
"A Oncomed iniciou no PAEX em 2012 diante do projeto de construção de um novo hospital em Belo Horizonte, com o objetivo de aprimorar o modelo de gestão e se preparar para as mudanças propostas por esse grande desafio. Com o apoio da Fundação Dom Cabral, temos, hoje, uma visão mais clara do negócio, com indicadores de performance efetivos que nos auxiliam na tomada de decisões. A metodologia utilizada para a construção do Planejamento Estratégico e as ferramentas de análise dos resultados trouxeram uma maturidade notória para a equipe de gestão. Além disso, as monitorias contribuem, de forma expressiva, para o alinhamento da estratégia com a operação"
 
Amândio Soares Fernandes Junior, Diretor Financeiro, Oncomed

Assuntos Relacionados

Gestão empresarial: estratégias organizacionais.

A obra reune diversas pesquisas sobre a evolução e a situação atual no campo da administração, com foco em estratégias organizacionais. Est...

FDC divulga Rankings das Multinacionais Brasileiras e de Internacionalização de Franquias Brasileiras em 2016. Fitesa e Localiza são líderes.

​A Fundação Dom Cabral (FDC) divulgou os resultados do Ranking FDC das Multinacionais Brasileiras 2016 e do Ranking de Internacionalização d...

​FDC LANÇA NOVOS PROGRAMAS DE CURTA DURAÇÃO

A partir de agosto, a Fundação Dom Cabral realiza o FDC Now, um conjunto de programas de curta duração que possibilitam a atualização de exe...
X

Encontre um programa

Tema



















Localidade

Duração

Nível Hierárquico

Acompanhe nas redes