Fundação Dom Cabral

 
Encontre um programa

Parceiros para a Excelência - PAEX

Um modelo de gestão com foco em resultados
para médias empresas.
 
O PAEX é uma Parceria que reúne empresas de médio porte em busca da implementação de um modelo de gestão com foco em melhoria de resultados e aumento de competitividade. Por meio da construção gradativa de conhecimento e do intercâmbio de experiências, os participantes discutem seus modelos de gestão, colocando em prática ferramentas gerenciais e estratégicas.
Tudo isso com os professores da FDC acompanhando lado a lado. Nesse ambiente, os resultados aparecem a médio e longo prazos, por meio do realinhamento da estratégia de cada empresa e com avaliações gerenciais mensais para mensurar o progresso dos negócios.

Para garantir um rico intercâmbio de informações, o PAEX integra mais de 600 empresas entre grupos regionais no Brasil, Paraguai, Portugal, México e EUA.


Parceria que gera resultados

• Redefinição da estratégia de gestão da empresa com base em um modelo integrado.
• Definição de indicadores de performance da organização.
• Acompanhamento periódico de metas.
• Ampliação dos horizontes a partir do seu contato com a vanguarda da gestão empresarial.
• Intercâmbio entre empresas para compartilhamento das melhores práticas de gestão.
• Implementação de metodologias de gestão em: Marketing e Vendas, Gestão de Processos, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos, Finanças, Operações e Logística.
• Melhoria nos resultados econômico-financeiros.
 
 
Participantes

Grupos de empresas de médio porte
• Reunidos em uma mesma região.
• Não concorrentes entre si, preferencialmente.
• Em processo contínuo de desenvolvimento.

Os grupos são constituídos por até dez empresas de uma mesma região. Esse formato facilita o intercâmbio e o acesso às atividades, evitando que os dirigentes tenham que se deslocar de sua base territorial.


Atividades

Desenvolvimento do projeto empresarial com a empresa
• Elaboração e implementação do planejamento estratégico e da visão de futuro da empresa, reavaliando individualmente o seu negócio.
 
Revisão do projeto empresarial
• Análise e reavaliação do planejamento estratégico desenvolvido em parceria com a empresa.
 
Avaliações gerenciais mensais
• Avaliação de resultados, controle de metas e acompanhamento das inciativas para alcance dos objetivos estratégicos definidos no projeto empresarial.
 
Monitorias/Metodologias
• Aplicação prática do conhecimento em gestão com especialistas nas áreas de Marketing e Vendas, Processos, Projetos, Finanças, Operações e Logística implementadas de acordo com as necessidades de cada empresa.
 
Programa de Desenvolvimento de Dirigentes – PDD
• Anualmente, três executivos por empresa participam de um Programa de formação de 96 horas, composto por seis módulos com ênfase em Estratégia, Marketing e Vendas, Finanças, Pessoas, Processos e Projetos.
 
Programa de Desenvolvimento de Dirigentes Avançado – PDDA
• Espaço de discussão de temas emergentes da gestão para o principal executivo ou aquele em formação que já tenha participado do PDD.
 
 
 
 
 

Depoimentos

 
"Prestes a completarmos o terceiro ano de PAEX, é sensível o quanto a parceria com a FDC tem agregado valor à nossa empresa. Destacamos como pontos fortes desse trabalho a disciplina imposta pela rotina das AGMs, os ganhos proporcionados com a educação de nossos dirigentes e executivos por meio dos PDDs, o trabalho focado e customizado de estruturação e revisão de processos por meio das monitorias e, finalmente, o benchmark e a inspiração proporcionada pelos encontros e intercâmbios com os demais participantes do programa. Tudo isso tem ampliado a qualidade da nossa gestão e nos oferecido maior segurança na tomada de decisões, tanto estratégicas quanto operacionais, contribuindo com as bases do nosso crescimento no presente e no futuro."
 
Altamir Filadelfi Cabral, Diretor Comercial, Via Pajuçara Transportes
 
"A Oncomed iniciou no PAEX em 2012 diante do projeto de construção de um novo hospital em Belo Horizonte, com o objetivo de aprimorar o modelo de gestão e se preparar para as mudanças propostas por esse grande desafio. Com o apoio da Fundação Dom Cabral, temos, hoje, uma visão mais clara do negócio, com indicadores de performance efetivos que nos auxiliam na tomada de decisões. A metodologia utilizada para a construção do Planejamento Estratégico e as ferramentas de análise dos resultados trouxeram uma maturidade notória para a equipe de gestão. Além disso, as monitorias contribuem, de forma expressiva, para o alinhamento da estratégia com a operação"
 
Amândio Soares Fernandes Junior, Diretor Financeiro, Oncomed

Assuntos Relacionados

Gestão empresarial: estratégias organizacionais.

A obra reune diversas pesquisas sobre a evolução e a situação atual no campo da administração, com foco em estratégias organizacionais. Est...

Compliance e o desenvolvimento empresarial

Confira estudo do Núcleo de Governança Corporativa da FDC, realizado pela professora associada Marina Araújo, sobre Compliance e o seu impac...

​Fundação Dom Cabral oferece oportunidade de desenvolvimento no exterior para participantes do Programa de Especialização em Gestão

Você já pensou em estudar no exterior? Além de se especializar em temas da gestão de negócios, ter a opor​tunidade de conhecer e vivenciar o...
X

Encontre um programa

Tema



















Localidade

Duração

Nível Hierárquico

Acompanhe nas redes