Fundação Dom Cabral

 
Encontre um programa

Mestrado Profissional em Administração (MPA)

Gestão contemporânea das organizações.
Linhas de pesquisa: ​Estratégia e Liderança​

​​

O Mestrado Profissional da Fundação Dom Cabral é uma pós-graduação Stricto Sensu voltada para o mercado de trabalho – empresarial ou acadêmico. Tem por objetivo formar profissionais que pretendam ocupar funções relevantes na direção em suas organizações e que sejam inovadores e capazes de alinhar rigor acadêmico às exigências das organizações dos mais diversos segmentos e setores em escalas nacional e internacional.

Sua realização apoia-se na larga experiência de 40 anos da Fundação Dom Cabral em trabalhar de maneira integrada com empresas de portes e setores diversos. Este relacionamento permite que a dinâmica atual dos negócios seja trazida para a discussão, fazendo com que o MPA -  Gestão Contemporânea das Organizações - seja uma fonte de transformação e diferenciação na carreira dos executivos. Para tal, o Programa adota metodologia centrada no participante, privilegiando a análise de problemas reais e a adoção de abordagens inovadoras.


O Programa está organizado em duas linhas de pesquisa: Estratégia e Liderança.

Ao se inscrever, o participante deverá escolher uma dentre as duas áreas. Veja no item Grupos de pesquisa, os temas pertinentes a cada uma delas.


O MPA tem duração máxima de 24 meses, com as atividades presenciais realizadas no Campus Aloysio Faria, em Nova Lima (MG), durante três dias por mês. As atividades presencias são compostas de aulas e oficinas. 

Voltadas para o desenvolvimento de habilidades, as oficinas partem do entendimento de que, no contexto atual, os executivos, para se diferenciarem, precisam conhecer modelos, conceitos e teorias de forma a permitir a reflexão e a interpretação da realidade dos negócios, desenvolvendo sua capacidade de transformar teorias em ação, colocando-as na prática diária. ​

 
 

 











 
 
 

​A FDC possui certificações internacionais que atestam a qualidade e a competência de seu corpo docente, com EQUIS, AMBA e CAPES, além de ser classificada, por 10 anos consecutivos, como a melhor escola de negócios da América Latina de acordo com o ranking de Educação Executiva do Financial Times. 

Ao término do MPA, os participantes estarão preparados para analisar a dinâmica organizacional com profundidade e embasamento teórico e reflexivo, elaborando análises profundas e diferenciadas, atuando como agentes responsáveis para a mudança.

O MPA também possui ampla sinergia com o programa de pós-graduação da FDC, de modo que ambos possam se beneficiar de atividades de ensino e pesquisa. As atividades em destaque envolvendo o MPA, o Executive MBA e a Especialização são: 

  • As áreas de pesquisa do MPA estão presentes nas disciplinas da Especialização. 
  • Professores do MPA atuam em funções de coordenação e em disciplinas da Especialização, facilitando a integração dos Programas. 
  • Participantes dos programas da FDC poderão desenvolver sua formação de maneira integrada, utilizando e aprofundando os conhecimentos e projetos desenvolvidos em cada etapa. Para tanto, contam com o auxílio e o direcionamento dos professores do MPA.
  • Participantes da Especialização podem auxiliar projetos de pesquisa com professores do MPA. 

O resultado obtido pela sinergia entre o MPA, o Executive MBA e a Especialização é a integração entre os Programas e novos conhecimentos gerados. 


Diferencial do Programa

O Executive Advisory Board é uma oportunidade única de compartilhar – seja nos seminários de pesquisa, nas bancas ou em sala de aula – a vivência e a expertise de executivos que ocupam posições estratégicas em organizações e empresas de expressão. Este grupo é formado por executivos que possuem notório saber nos temas vinculados às áreas de pesquisa do programa, aliado à experiência organizacional.

Por meio da interação entre conhecimento e prática, da interlocução entre professores, pesquisadores, executivos e mestrandos, o Mestrado Profissional da FDC propicia a formação de uma rede de relacionamentos diferenciada.​



Coordenação




​Colegiado

O colegiado do MPA da FDC conta com a participação dos seguintes professores:

  • Anderson de Souza Sant’Anna
  • Hugo Ferreira Braga Tadeu
  • Rodrigo Mariath Zeidan
  • Rosileia Milagres
  • Sigmar Malvezzi

Saiba quais são as responsabilidades do colegiado no capítulo II do Regimento do Programa. ​


Corpo Docente

Ana de Santa Cecília Massa

Doutora em Sociologia Clínica, pela Universidade Paris Diderot – Paris 7, em 2013. Doutora em Psicologia, pela Universidade Federal Fluminense, em 2013. Mestra em Sociologia Clínica (menção Bien), pela Universidade Paris Diderot – Paris 7, em 2005.

Anderson de Souza Sant’Anna

Pós-Doutor em Teoria Psicanalítica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, 2007.  Doutor em Administração, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, 2002. Mestre em Organizações e Recursos Humanos, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, 1997.

Currículo Lattes


Hugo Ferreira Braga Tadeu

Pós-Doutorado em Simulação pela Sauder School of Business, no Canadá (2011). Doutorado em Engenharia Mecânica pela PUC Minas (2010). Mestrado em Engenharia Elétrica pela PUC Minas (2007).

Currículo Lattes

 


Paulo Renato de Sousa

Doutorando em Administração de Empresas pela PUC-Minas (transferência de práticas produtivas). Mestre em Administração pela PUC Minas e Fundação Dom Cabral, 2006. Especialista em Gestão e Elaboração de Projetos pela PUC-Minas, 2003.

Currículo Lattes
  

Paulo Tarso Vilela de Resende

Doutor em Planejamento de Transportes e Logística, pela University of Illinois at Urbana Champaign – USA, em 1995. Mestre em Planejamento e Engenharia de Transportes, pela Memphis State University, Tennessee – USA, em 1991.

Currículo La​ttes

Paulo Vicente Dos Santos Alves

Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, 2005. Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, 2000. Graduado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Militar de Engenharia, 1988.​

Currículo Lattes


Ricardo Augusto Alves de Carvalho

Doutor em Sociologie des Mutations pela Universidade de Paris VII - França, 1996. Mestre em Psicologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, 1994.

Currículo L​attes

 


Rodrigo Mariath Zeidan

Professor visitante na NYU Shanghai. Doutor e Mestre em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005 e 2001.

Currículo Lattes



Samir Lotfi Vaz

Mestre em Administração, pela Universidade de São Paulo – USP, 2010. Graduado em Administração, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, 2006.

Currículo Lattes

Sigmar Malvezzi

Doutor em Organizational Behaviour, pela University of Lancaster, Inglaterra, em 1989. Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP- 1979​​

Currículo Lattes



Grupos de Pesquisa



Estrutura Curricular e Ementas

O MPA da FDC é um Programa presencial, conforme as exigências legais da Capes. A estrutura curricular é apresentada abaixo.

Clique aqui para acessar as ementas das disciplinas. 



Periodicidade das Aulas/Local

dulos mensais, com aulas às quintas, sextas e sábados, das 8h30 às 18h30

Local: Campus Aloysio Faria - Av. Princesa Diana, 760 - Alphaville, Lagoa dos Ingleses - 34000-000 - Nova Lima/MG


Download Folder


Inscrição e Processo Seletivo

O MPA da FDC é destinado a profissionais de nível superior com diplomas de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). O candidato deverá comprovar sólida formação acadêmica, experiência profissional e proficiência em português e inglês.

Além destes fatores, a banca examinadora do processo seletivo do MPA levará em consideração a motivação do candidato, a adequação da proposta de estudo às linhas de pesquisa do MPA e as potenciais contribuições ao desenvolvimento das organizações e da sociedade.


As etapas do processo seletivo são: 

Etapa 1: Preenchimento e envio da Ficha de Inscrição


Etapa 2: Análise da Documentação}

Os documentos solicitados são:

*A documentação deve ser enviada após envio da Ficha de Inscrição, para Carlos Yanguas, via e-mail: carlos.yanguas@fdc.org.br.


Etapa 3: Entrevista Presencial 

Os candidatos aprovados e pré-selecionados nas etapas anteriores serão convocados para a entrevista presencial com a Banca de Admissão do MPA, no Campus de Belo Horizonte/MG da FDC. Nesta etapa, o candidato apresentará verbalmente sua proposta de estudos para o Programa. Para esta etapa, sugere-se que o candidato ao MPA leia o regimento do programa como procedimento. Para ter acesso ao regimento interno, clique aqui.


Etapa 4: Divulgação dos Resultados Finais

Após esta Etapa, os candidatos aprovados no processo seletivo serão comunicados formalmente.


Etapa 5: Efetivação de Matrícula

Nesta etapa, os candidatos serão orientados sobre como proceder para efetivar a matrícula.

Documentos necessários para a matrícula: 

  • Uma cópia do documento de identificação com foto.
  • Uma cópia do CPF.
  • Uma cópia frente e verso do diploma do curso de graduação*.
  • Uma cópia do título de eleitor e comprovante da última eleição.
  • Declaração de que está ciente das exigências do programa de Mestrado Profissional em Administração da Fundação Dom Cabral.

Informamos que as vagas do programa são limitadas e que a garantia de participação dar-se-á somente mediante a assinatura do contrato.

*Os candidatos que obtiveram seu diploma de graduação no exterior devem apresentar, obrigatoriamente, a revalidação de seu título por uma universidade pública brasileira (conforme a Resolução MEC/CNE nº 8 de 04/10/2007). ​


O que é um Mestrado Profissional?

O principal objetivo do Mestrado Profissional é formar profissionais aptos a liderar dinâmicas organizacionais e de mercado de alta complexidade. Para a conclusão do MPA, o mestrando deverá cursar disciplinas presenciais e a distância, bem como defender junto à banca composta por, no mínimo, três professores doutores, trabalho final visando atestar sua capacidade de articulação entre teoria e prática. 

O MPA é um programa rigorosamente avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. O MPA da FDC obteve nota 4, em 5, na sua primeira avaliação pela CAPES.


 
 
 
 
Ver mais localidades:
     
Nova Lima - MG 
Próximas turmas:
Investimento:
(em 2017) R$ 104.000,00 (cento e quatro mil reais).

Condições Especiais:
  • ​Professor Associado FDC: R$ 89.300,00 (oitenta e nove mil e trezentos reais)
  • Ex-participante FDC: R$ 88.400,00 (oitenta e oito mil e quatrocentos reais)
  • Ex-participante Executive MBA FDC: R$ 76.700,00 (setenta e seis mil e setecentos reais)

Formas de Parcelamento:

  • Até 3x sem juros (meses subsequentes)
  • ​Até 24x com juros de 1,00% ao mês (parcelas fixas)

Nestes valores não estão inclusas despesas de hospedagem, transporte e alimentação.
 
 
   
 
 
Download do Folder 
 
 
 

Assuntos Relacionados

Liderança COM Pessoas

Potencialize os resultados de sua equipe e de sua organização por meio de uma liderança eficaz...

Relações de trabalho e gestão de pessoas, dois lados de uma mesma moeda: vinculações sob a ótica do fenômeno da liderança.

Este ensaio teórico defende que temáticas pertencentes aos campos de estudos em Relações de Trabalho (RT) e Gestão de Pessoas (GP) sejam tra...
X

Encontre um programa

Tema



















Localidade

Duração

Nível Hierárquico

Acompanhe nas redes