Fundação Dom Cabral

 
Encontre um programa

Finanças Corporativas

Transformando o gestor financeiro em gestor de negócios.

O Programa Finanças Corporativas foi desenvolvido para atender às necessidades de atualização dos executivos de finanças e demais gestores da empresa, elevando suas performances em ambientes de negócios cada vez mais complexos.

Centrado nos conceitos e práticas modernas de finanças corporativas fundamentais para a gestão das áreas-chave da organização, o Programa promove a reflexão e a troca de experiências das organizações em torno do alinhamento dos recursos envolvidos na geração de valor para a empresa.
 
 
Participantes

​Programa destinado a CFOs, controllers, gerentes financeiros, diretores das diversas áreas funcionais da empresa e profissionais seniores envolvidos na formulação das estratégias de negócios.

Conteúdo


Gestão da Necessidade de Capital de Giro – NCG 
• O desafio das finanças corporativas em um cenário de complexidade crescente
• Os componentes gerenciáveis da NCG e a sua dinâmica
• Métricas de performance associadas à NCG
• A otimização da NCG como forma de liberar caixa: um caso prático
• O Modelo Dinâmico de análise financeira e a gestão da liquidez 

Estratégia Empresarial e os Resultados – Avaliação Econômico-Financeira do Posicionamento Estratégico 
• Conexão entre o planejamento estratégico e o planejamento econômico-financeiro. 
• Decisão: crescer ou não crescer? 
• O impacto econômico do crescimento. 
Funding adequado ao crescimento: estrutura de capital. 
• Riscos associados ao crescimento e à gestão operacional. 
• A estratégia de criação de valor e os impactos no planejamento e na gestão. 
• Modelos de gestão de valor: análise crítica comparativa. 
• Transformando o gestor financeiro em gestor de negócios. 

Gestão de Riscos – Identificando e Lidando com os Riscos na Visão de Finanças 
• Identificando e avaliando os riscos associados ao ganho esperado da empresa: Matriz Probabilidade x Impacto.
• O tratamento da incerteza nos processos decisórios.
• O fluxo de caixa esperado no contexto de risco: cash flow at risk – CFar.
• Gestão estratégica de risco.

Operações de Fusões e Aquisições 
Avaliação da empresa 
• A lógica de avaliação. 
• Métodos comparativos. 
• Método dos fluxos de caixa. 

Criação de Valor Através de Fusões e Aquisições 
• A lógica das F&A. 
• Os tipos de F&A. 
• Valor das sinergias em F&A. 

Autogestão da Saúde 
Desenvolvimento da consciência corporal e a melhoria do condicionamento físico dos participantes, preparando cada um deles para a autogestão da saúde.
 




Resultados

• Otimização da alocação de recursos a partir da gestão do cash cycle e seus desdobramentos.
• Compreensão das oportunidades contidas nos processos de fusão e aquisição como forma de se criar valor para os investidores.
• Incorporação da variável risco à análise das decisões, deixando de negligenciar as incertezas associadas aos fluxos de caixa projetados.
• Interpretação dos resultados econômico-financeiros esperados pela estratégia empresarial proposta, compreendendo-se os seus drivers fundamentais que asseguram a maximização do valor do negócio.​


 
 
 
 
Período:
07/08/2017 a 11/08/2017
Local:
FDC, Campus Aloysio Faria - Av. Princesa Diana, 760 - Alphaville Lagoa dos Ingleses - Nova Lima/MG
Ver mais localidades:
     
Nova Lima - MG 
Próximas turmas:
 

​Inscrições abertas.

 
 
 
Investimento:
em 2017 - R$13.200,00 (treze mil e duzentos reais). 

Neste valor não estão inclusas despesas de hospedagem, transporte e alimentação.



 
 
Carga Horária:
38 horas/aula 
   
 
 
Download do Folder 
 
 
 

Depoimentos

 
"O Programa Finanças Corporativas da FDC prima pela capacidade de transmitir de maneira simples um tema complexo. A forma de abordagem, a qualidade dos professores e o material didático de ótimo nível facilitaram o aprendizado e um maior entendimento dos caminhos para uma gestão financeira estratégica. A interação entre os participantes foi outro ponto alto do Programa. Minha participação trouxe de imediato um novo olhar para a gestão financeira e de como poderemos gerar maior valor aos nossos negócios. "
 
Edmur Polli, Sócio-Diretor, Tecnoblu Your ID
 
"A FDC é um centro de excelência. Seus Programas ajudam o executivo de hoje a se reinventar sem perder sua essência. O Programa Finanças Corporativas aprofundou meus conhecimentos, gerando valor para minha empresa – condição de sobrevivência num mundo cada vez mais competitivo."
 
Antônio Luiz Brennand, Diretor, Brennand Energia
 
"O Programa Finanças Corporativas nos trouxe grande contribuição no sentido de ressaltar a importância da mensuração da estratégia formulada por nossa empresa, geralmente estagnada somente no campo das ideias e planos, sem uma valoração dos mesmos. Recomendo o Programa para executivos em posição estratégica, mesmo aqueles não provenientes da área financeira, de forma a compreender a importância da mensuração de suas ideias e planos propostos sob a ótica financeira e com foco na geração de valor para o acionista."
 
Fernando Neri de Araújo, Diretor Administrativo-Financeiro, Bozel Mineração
 
 
"O Programa Finanças Corporativas da FDC propiciou-me o acesso às teorias consagradas e, principalmente, aos casos práticos desenvolvidos em sala de aula. Apesar da carga horária relativamente pequena, os mais relevantes tópicos foram ministrados de forma adequada e satisfatória por um corpo docente de grande proficiência no assunto. O networking com executivos dos mais diversos setores da indústria e de serviços também contribuiu para enriquecer ainda mais o aprendizado."
 
Antonio Daher Padovezi, Diretor Operacional Ferrosos Sudeste, Vale S.A.
 
"O Programa Finanças Corporativas foca em um dos principais drivers de geração de valor para os acionistas - a otimização da alocação dos recursos a partir do cash cycle e seus desdobramentos com envolvimento de todas as áreas da empresa. De maneira muito prática, os professores transmitem o conteúdo e os participantes conseguem absorver, debater e ver como aplicá-lo no dia a dia de suas empresas. Ótimo nível dos participantes!"
 
Ibanor Polesso, Diretor de Controle, Grupo RBS
 
"O Programa de Finanças Corporativas foi um divisor de águas para o planejamento financeiro da empresa, pois comecei a ter um olhar mais apurado em geração de valor para o negócio. O conteúdo é de extrema importância e os professores conseguiram transmiti-lo de forma simples e prática. A interação e a troca de experiências entre os participantes também foram pontos importantes do curso, pois conseguimos discutir, na prática, o que estava sendo ensinado e trazer modelos de sucesso para a empresa. Recomendo o programa para todo o corpo estratégico da empresa, não só para os executivos de finanças, pois traz uma visão abrangente de toda a empresa."
 
Andrea Ribeiro, Diretoria Financeira, Telbrax Ltda.
 

Assuntos Relacionados

FDC NOW - Finanças

​Do stress de liquidez ao turnaround do negócio....

Finanças corporativas na prática: ferramentas gerenciais.

Este livro, buscando aliar a teoria à prática, tem a forma de um handbook e contém modelos de finanças corporativas, apresentando as ferrame...

Gestão de Risco

Nas últimas décadas, o nível de exposição a risco das empresas vem crescendo de forma vertiginosa como conseqüência de um mundo cada vez mai...
X

Encontre um programa

Tema



















Localidade

Duração

Nível Hierárquico

Acompanhe nas redes