Fundação Dom Cabral

 
Encontre um programa

Revista DOM

A revista Dom é uma publicação voltada para a gestão empresarial e traz conteúdos com uma perspectiva ajustada ao cenário brasileiro. Confira quais são os destaques da última edição.
 

​​
Edição 22
 
Capa
FORÇAS DO MERCADO NA INCLUSÃO SOCIAL
Uma análise dos pesquisadores Cláudio Boechat e Marília Carneiro sobre experiências de inclusão das empresas brasileiras nas comunidades onde operam em outros países. Uma interação que pode avançar o processo de inclusão, com qualidade de vida e sustentabilidade ambiental.
 
Reflexão
Os papéis psicodramáticos do líder organizacional
A professora Thelma M. Teixeira aborda as novas condutas e comportamentos que o líder deve adotar para exercer seus papéis de forma inovadora. Uma postura de consciência crítica ajuda a exercer a liderança com mais espontaneidade e criatividade.
Gestão de Pessoas
Empregável como eu
A editora da Kellogg Insight, Jessica Love, analisa pesquisa sobre os processos de seleção de profissionais para as empresas, mostrando que os entrevistadores costumam favorecer os candidatos semelhantes a si próprios.
Negócios
O caminho das nuvens
O presidente da Dimension Data no Brasil, Marcelo Menta, analisa a migração dos serviços e dados das empresas brasileiras para a computação em nuvem. Uma solução que exige foco e aderência às suas necessidades e linhas de negócios.
Leitura
Livro comentado
La varicela sociale del XXI secolo. La crise oltre l’Europa. Bolle atlantich, brasiliane, cinesi, de Michele Bagella e Rosario Bonavoglia aborda a economia global e seus desafios a partir de três experiências-chave: EUA, China e Brasil. Os professores Rodrigo Zeidan e Paulo Vicente dos Santos comentam o livro.
+
Notícias sobre as novidades no campo da gestão.
O professor Sherban Cretoiu analisa como a política externa do Brasil se relaciona com a agenda estratégica das nossas multinacionais, e a percepção dessas empresas sobre seus resultados e impactos.
Empresa familiar
Holofotes sobre as empresas familiares
A professora Cristina Magro analisa pesquisas que mostram as empresas familiares como vencedoras dos anos de crise e turbulência, com forte contribuição no desenvolvimento de muitos países.
Gestão Empresarial
Engajamento e empreendedorismo social: cocriando o futuro no presente
Os pesquisadores Venkat Ramaswamy e André Coutinho mostram como o futuro da geração de valor se desloca para as empresas, com o engajamento das pessoas numa criação conjunta. Também é possível fortalecer o tecido social brasileiro com ações de cocriação.
Gestão Empresarial
Criando as bases para o crescimento
O professor Luis Lobão Mendes avalia o desafio das empresas, de crescer em mercados com intensa concorrência e em fase de amadurecimento. E reforça que o crescimento exige desempenho mínimo nos elementos estruturadores.
Empreendedorismo
Empreender para gerar alto impacto
Os pesquisadores Vanessa Nogueira e Carlos Arruda apontam o empreendedorismo de alto impacto como um dos caminhos para mudar a economia brasileira, ao abrir espaço para a geração de produtos com alto valor agregado.
Gestão Social
Investimento social privado e valor compartilhado
As pesquisadoras Nísia Werneck, Juliana Travassos e Flávia Alvim abordam um novo risco social e fonte de incertezas na gestão das empresas: a emergência de posicionamentos dos stakeholders que afetam sua reputação, operações e a viabilidade de novos empreendimentos.
Gestão Responsável
Nova sessão
A partir desta edição, a DOM passa a veicular uma seção especial sobre os fundamentos e os principais projetos desenvolvidos pelo Comitê de Sustentabilidade e Inclusão Social da Fundação Dom Cabral, relacionados a questões sociais e ambientais. O destaque é uma entrevista com Emerson de Almeida, fundador e presidente da Diretoria Estatutária da FDC.
Estratégia
Transformando estratégia em ação
A professora Priscila Soares destaca o entendimento dos desafios empresariais como base para os gestores realizarem o objetivo e a proposta de valor da organização. Um fator crítico para que todas suas ações transformem intenções estratégicas em resultados concretos.
Opinião do Executivo
Governança corporativa, teoria e prática
O professor Sérgio Wanderley analisa o novo processo de diversificação na composição acionária das empresas brasileiras, que poderá ser marcado pela maior presença dos fundos de pensão, fundos soberanos e de private equity.
X

Encontre um programa

Tema



















Localidade

Duração

Nível Hierárquico

Acompanhe nas redes