Fundação Dom Cabral

 
Encontre um programa

Revista DOM

A revista Dom é uma publicação voltada para a gestão empresarial e traz conteúdos com um perspectiva ajustada ao cenário brasileiro. Confira quais são os destaques da última edição.
 

Edição 22
 
Capa
FORÇAS DO MERCADO NA INCLUSÃO SOCIAL
Uma análise dos pesquisadores Cláudio Boechat e Marília Carneiro sobre experiências de inclusão das empresas brasileiras nas comunidades onde operam em outros países. Uma interação que pode avançar o processo de inclusão, com qualidade de vida e sustentabilidade ambiental.
 
Reflexão
Os papéis psicodramáticos do líder organizacional
A professora Thelma M. Teixeira aborda as novas condutas e comportamentos que o líder deve adotar para exercer seus papéis de forma inovadora. Uma postura de consciência crítica ajuda a exercer a liderança com mais espontaneidade e criatividade.
Gestão de Pessoas
Empregável como eu
A editora da Kellogg Insight, Jessica Love, analisa pesquisa sobre os processos de seleção de profissionais para as empresas, mostrando que os entrevistadores costumam favorecer os candidatos semelhantes a si próprios.
Negócios
O caminho das nuvens
O presidente da Dimension Data no Brasil, Marcelo Menta, analisa a migração dos serviços e dados das empresas brasileiras para a computação em nuvem. Uma solução que exige foco e aderência às suas necessidades e linhas de negócios.
Leitura
Livro comentado
La varicela sociale del XXI secolo. La crise oltre l’Europa. Bolle atlantich, brasiliane, cinesi, de Michele Bagella e Rosario Bonavoglia aborda a economia global e seus desafios a partir de três experiências-chave: EUA, China e Brasil. Os professores Rodrigo Zeidan e Paulo Vicente dos Santos comentam o livro.
+
Notícias sobre as novidades no campo da gestão.
O professor Sherban Cretoiu analisa como a política externa do Brasil se relaciona com a agenda estratégica das nossas multinacionais, e a percepção dessas empresas sobre seus resultados e impactos.
Empresa familiar
Holofotes sobre as empresas familiares
A professora Cristina Magro analisa pesquisas que mostram as empresas familiares como vencedoras dos anos de crise e turbulência, com forte contribuição no desenvolvimento de muitos países.
Gestão Empresarial
Engajamento e empreendedorismo social: cocriando o futuro no presente
Os pesquisadores Venkat Ramaswamy e André Coutinho mostram como o futuro da geração de valor se desloca para as empresas, com o engajamento das pessoas numa criação conjunta. Também é possível fortalecer o tecido social brasileiro com ações de cocriação.
Gestão Empresarial
Criando as bases para o crescimento
O professor Luis Lobão Mendes avalia o desafio das empresas, de crescer em mercados com intensa concorrência e em fase de amadurecimento. E reforça que o crescimento exige desempenho mínimo nos elementos estruturadores.
Empreendedorismo
Empreender para gerar alto impacto
Os pesquisadores Vanessa Nogueira e Carlos Arruda apontam o empreendedorismo de alto impacto como um dos caminhos para mudar a economia brasileira, ao abrir espaço para a geração de produtos com alto valor agregado.
Gestão Social
Investimento social privado e valor compartilhado
As pesquisadoras Nísia Werneck, Juliana Travassos e Flávia Alvim abordam um novo risco social e fonte de incertezas na gestão das empresas: a emergência de posicionamentos dos stakeholders que afetam sua reputação, operações e a viabilidade de novos empreendimentos.
Gestão Responsável
Nova sessão
A partir desta edição, a DOM passa a veicular uma seção especial sobre os fundamentos e os principais projetos desenvolvidos pelo Comitê de Sustentabilidade e Inclusão Social da Fundação Dom Cabral, relacionados a questões sociais e ambientais. O destaque é uma entrevista com Emerson de Almeida, fundador e presidente da Diretoria Estatutária da FDC.
Estratégia
Transformando estratégia em ação
A professora Priscila Soares destaca o entendimento dos desafios empresariais como base para os gestores realizarem o objetivo e a proposta de valor da organização. Um fator crítico para que todas suas ações transformem intenções estratégicas em resultados concretos.
Opinião do Executivo
Governança corporativa, teoria e prática
O professor Sérgio Wanderley analisa o novo processo de diversificação na composição acionária das empresas brasileiras, que poderá ser marcado pela maior presença dos fundos de pensão, fundos soberanos e de private equity.
X

Encontre um programa

Tema



















Localidade

Duração

Nível Hierárquico

Acompanhe nas redes