Encontre um programa

O ano de 2016 representou muitos desafios em todos os setores da economia. Na Fundação Dom Cabral não foi diferente. Porém, um ano desafiador também representa uma oportunidade para rever conceitos e se preparar para uma nova fase. Foi isso que aconteceu com o MBA da FDC: um 2016 com diversas realizações e um importante preparo para uma revitalização do programa a partir de 2017.

“O ano de 2016 teve como ponto alto a consolidação da rede de Alumni, com diversas atividades, tanto online quanto presenciais”, destaca Alice Luttembarck, Gerente de Apoio à Operação do MBA e Programas Abertos. O Alumni Network, criado em 2015, promoveu neste ano uma proximidade maior entre ex-participantes e seu comitê, celebrada no Encontro Alumni​, realizado em São Paulo em novembro de 2016.

Outro destaque do ano de 2016 foi o lançamento do Bistrô do Conhecimento, que complementa o programa do Executive MBA FDC com um olhar voltado para o desenvolvimento humano. “O Bistrô do Conhecimento é uma iniciativa para diversificar um pouco os temas executivos clássicos do MBA”, revela Alice. Dentro da programação, que acontece ao final do dia em alguns módulos presenciais das turmas do MBA, psiquiatras, teólogos, filósofos, historiadores, empreendedores, entre outros especialistas, abordam temas que apresentam diferentes perspectivas e que contribuem para a ampliação da diversidade cognitiva dos participantes. São momentos para o compartilhamento de novas ideias e conceitos, um novo jeito de olhar o mundo. Alguns temas já abordados no Bistrô do Conhecimento: “A Felicidade de ser ansioso”, “Neurociência e meditação”, “O Brasil que dá certo – empreendedor social”, “Literatura, Matemática, Computação e Neurociência: Quando os diferentes saberes se encontram”, “Brasil – momento político: incertezas e turbulências”.

Um olhar diferenciado sobre o momento que o mundo está passando também é o foco do novo pós-MBA, criado em 2016 para atender a uma demanda de ex-participantes do MBA. O programa, denominado YBA – Yield, Believe and Act, apresenta uma metodologia inovadora, que ajuda o participante a entender e tomar decisões em ambientes VUCA – volatéis, incertos, complexos e ambíguos. A primeira edição aconteceu no período de 20 a 24/11 no Campus Aloysio Faria. 

Além do YBA, a FDC oferece outro pós-MBA, realizado em parceria com a Kellogg, no campus da escola norte-americana. Em 2016, o programa contou com mais de 40 participantes, superando as expectativas. 

Expectativas foram superadas também no número de participantes no ano. Quatro turmas iniciaram suas aulas – Consórcios 47 e 48 e Abertos 44 e 45 – e cinco turmas iniciadas em 2014 e 2015 encerraram as atividades nesse ano. Diante da instabilidade do mercado nos últimos tempos, alguns antigos participantes decidiram retomar os estudos e reativaram suas matrículas no MBA, para concluir o curso, como forma de se manterem no mercado ou melhorarem as suas chances de recolocação. O ano de 2016 iniciou com 315 participantes ativos, vindos das turmas iniciadas em 2014 e 2015, 191 matrículas para as novas turmas e nove reativações. O balanço é de 515 participantes ao longo de 2016.

Alice Luttembarck faz um resumo de como foi o ano de 2016: “para o MBA da FDC foi um bom momento, especialmente para as atividades paralelas que realizamos para desenvolver o MBA do futuro, com mudanças bem significativas a partir de 2017. São novas formas de pensar o programa, atendendo ao que o mercado está pedindo e também superando as expectativas.” O exercício de planejamento do MBA2020 – como está sendo chamado o projeto de revitalização do programa – contou com ações de escuta com RHs, ex e atuais participantes, CEOs, professores e gerentes. Os resultados dessa escuta são o alicerce de um processo que tornará o MBA da FDC cada vez mais aderente às necessidades dos gestores e das empresas e efetivo como ferramenta de transformação na vida dos executivos.

Nenhum comentário para esta postagem.

Adicionar Comentários

Nome *


Email *


Telefone


Comentário *


Validar *

 

Anexos

* Campo obrigatório

Você, que é atual ou ex-participante do Executive MBA, clique aqui e envie a sua sugestão de post!

Enviar Mensagem
 

 

 

Acompanhe nas redes