Fundação Dom Cabral

 

 
Julho 04
A crescente internacionalização das empresas brasileiras
​Não é novidade que o Brasil tem perdido competitividade ao longo dos últimos anos, conforme mostra o relatório da Fundação Dom Cabral em conjunto com o IMD. Esse cenário seria até mais preocupante se não fosse pelo o ambiente favorável para negócios internacionais. 

Com o objetivo de compreender as estratégias internacionais das empresas brasileiras e seus resultados, o Núcleo de Estratégia e Negócios Internacionais da FDC realiza há mais de 10 anos o Ranking FDC das Multinacionais Brasileiras. Durante esse período, percebemos que as empresas vêm aumentando seu grau de internacionalização, como indica o gráfico abaixo baseado na média dos índices das empresas brasileiras em cada ano.


AAEAAQAAAAAAAAs5AAAAJDk3OGM5N2Y5LTZmNjAtNDlkMS1iODMzLTZjZWFlMjJiNWE0Zg.png


Investigando o que ocorreu com as 68 empresas que participaram em mais de uma edição do Ranking, 66% aumentaram o índice de internacionalização desde a primeira participação na pesquisa. Isso não quer dizer que todos os anos as empresas façam investimentos no exterior e aumentem seu índice. É normal haver oscilações e das 68 organizações apenas 13 apresentaram um crescimento constante. Mas espera-se que a internacionalização de forma geral continue crescendo. 

Na pesquisa de 2016, 65% das empresas assinalaram que pretendem aumentar as operações nos países em que atuam e 49% esperam entrar em novos mercados. Com ampla divulgação na mídia executiva nacional e internacional, 80% das empresas participantes apontaram ganhos de imagem e valor da marca ao fazerem parte da pesquisa. 

Aguarde a próxima edição do Ranking FDC das Multinacionais Brasileiras para saber o resultado! No entanto, a sua empresa pode participar desde que atenda aos requisitos:

  1. Controle de capital e gestão majoritariamente brasileira
  2. Atuação internacional por meio de: escritórios de vendas, franquias, centros de distribuição, manufatura, montagem, prestação de serviço, agências bancárias/serviços financeiros, pesquisa e desenvolvimento.

Envie um e-mail para rankingmultinacionais@fdc.org.br e participe da Edição 2017. A participação é gratuita e voluntária. O prazo para contato é até o dia 12 de julho. Conheça a edição do Ranking 2016:
http://bit.ly/2sIoQqo
There are no items to show in this view.

Adicionar Comentários

Nome *


Email *


Telefone


Comentário *


Validar *

 

Anexos

* Campo obrigatório
 

 Busca

 

Arquivos de posts

X

Encontre um programa

Tema



















Localidade

Duração

Nível Hierárquico

Acompanhe nas redes