Fundação Dom Cabral

 

 
Abril 30
Implicações de uma inclusão sustentável
Incluir sustentavelmente implica em trabalhar a inclusão alinhada a três frentes: a empresa, a comunidade e o meio ambiente, visando a uma perspectiva “ganha-ganha-ganha” em que as possibilidades de inclusão pela empresa e pela comunidade resultam em ganhos mútuos e em ganhos para a sociedade e para o meio ambiente. A noção de Mercados Inclusivos não só defende esta proposição, como a utiliza para a elaboração de seu modelo mental de um futuro sustentável que seja capaz de incluir pobres e ricos por meio das forças de mercado, em um sistema inovador e competitivo, ao mesmo tempo desenvolvedor da humanidade e mitigador da destruição dos ecossistemas e da biodiversidade.
 
A atualidade demonstra a urgente necessidade de se incluírem os pobres ao mercado, parcela esta que, por muito tempo, não recebeu a devida atenção das empresas que, por sua vez, deixaram de se engajar em uma oportunidade de expansão de seus negócios ao relegarem os desafios dessa nova perspectiva de mercado. Assim, pela transformação de seus valores, as empresas utilizam seu poder de inclusão para assegurar o crescimento dos mais pobres, abrindo-lhes caminhos para lidarem com o surgimento de novas escolhas, como condições decentes de trabalho, participação social mais igualitária, aumento da qualidade de vida e da autoestima, etc. Por outro lado, esta inclusão renova a capacidade de inovação das empresas, gerando, também, novas oportunidades de crescimento ao reduzir a informalidade e fragmentação dos negócios realizados pelos menos favorecidos, tornando seus produtos competitivos e, ao mesmo tempo, criando novos mercados.
 
Por seu turno, quando utiliza seu poder de inclusão, a comunidade torna-se mais ativa em seus engajamentos políticos, exigindo, conquistando e construindo a melhoria de suas condições básicas de vida – como infraestrutura, saneamento, etc. – e tornando mais integradas as soluções para os seus problemas. Ao adquirirem maior coesão social e voz política, as comunidades tornam-se mais atrativas para instalações produtivas em sua área, permitindo a expansão de diversos negócios que terão mais segurança de se estabelecerem nestas localidades, transportarem seus produtos por ela e fornecerem seus serviços com maior facilidade e agilidade. Em contrapartida ao aval social para atuarem, das empresas será cobrada responsabilidade por quaisquer danos, sejam ambientais ou sociais. Por estas razões, é insuficiente atribuir a capacidade de inclusão somente às empresas, pois as comunidades também são dotadas desta mesma capacidade, embora a exerçam de modo diverso.
 
O relacionamento entre empresa e comunidade é essencial para a expansão de negócios rentáveis e crescimento no longo prazo, favorecendo a demanda e oferta ascendentes de mão de obra mais qualificada e o fortalecimento das cadeias de valor, enquanto se proporciona o desenvolvimento humano ao expandirem as oportunidades das pessoas para que tenham mais qualidade de vida. Em consequência, as estratégias conjuntas para a inclusão e a redução das vulnerabilidades ambientais são capazes de reduzir a vulnerabilidade de grupos menos favorecidos, e otimizar processos produtivos, enquanto a preservação do meio ambiente é garantida, sendo esta a garantia da plena realização econômica e social.
There are no items to show in this view.

Adicionar Comentários

Nome *


Email *


Telefone


Comentário *


Validar *

 

Anexos

* Campo obrigatório

Assuntos Relacionados

Programa Gestão da Sustentabilidade Corporativa

Os conceitos da sustentabilidade e a sua aplicabilidade na gestão empresarial....

As gerações de profissionais e sua percepção sobre sustentabilidade corporativa.

Em 2014 o Núcleo de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral lançou a segunda edição da pesquisa Estado da Gestão para a Sustentabilidade no ...

​O futuro da sustentabilidade corporativa no Brasil

Qual é a visão acerca da relevância atual e futura de questões sociais e ambientais para o negócio de empresas brasileiras? Foi esta a quest...
 

 Busca

 

Arquivos de posts

X

Encontre um programa

Tema



















Localidade

Duração

Nível Hierárquico

Acompanhe nas redes