Fundação Dom Cabral

 

 
Setembro 20
O Pacto Global e as Empresas
O Pacto Global é uma plataforma de múltiplos atores e agentes do cenário internacional, que forma uma rede de cooperação e colaboração em prol de objetivos globais comuns. A iniciativa busca apoiar corporações do mundo inteiro a inserirem o desenvolvimento sustentável em suas práticas empresariais, estimulando a perpetuação de valores universais acordados e trabalhados na ONU. O Pacto fomenta a implementação de princípios ambientais, trabalhistas e de direitos humanos dentro das organizações, incitando uma ação conjunta que visa conectar empresas, sociedade civil e organizações, governamentais e não-governamentais, em prol do desenvolvimento sustentável.
 
Contudo, é importante ressaltar que o Pacto Global se constitui meramente como um fórum de aprendizado e de cooperação, e não objetiva retirar do Estado a responsabilidade sobre os problemas que o aflige, nem tão pouco possui mecanismos de constrangimento da atuação dos participantes.
 
Nestes termos, sendo criado inteiramente para atuação voluntária dos interessados e tendo como intuito o incentivo e a ajuda na estruturação das ações dos mesmos, o Pacto estabeleceu-se como uma estrutura de engajamento das empresas no desenvolvimento de práticas sustentáveis. A adesão ao Pacto Global requer a execução de três passos:
 
 
texto10imagem.jpg
 
A plataforma de interação criada pela iniciativa permite um amplo compartilhamento de visões e ações feitas a partir de um relatório anual das empresas sob o desenvolvimento dos dez princípios demandados, apresentando, desta forma, melhorias graduais na busca de um futuro comum. A empresa adepta à iniciativa conta ainda com ferramentas de aprendizagem, oficinas e calendários de eventos que são disponibilizados no site do Pacto Global. Além disso, também é disponibilizada a Comunicação de Progresso (COP), um instrumento que facilita o acesso ao progresso conjunto de empresas e entidades signatárias não só no Brasil, mas em todo mundo. A COP ajuda na perpetuação de ideias e ferramentas que materializam os dez princípios almejados.
 
A permanência de uma empresa na iniciativa está condicionada ao cumprimento de algumas exigências da ONU, que são responsabilidades de uma signatária ativa. A ONU distingue as exigências do progresso por empresas de grande, médio e pequeno porte, além de pequenas empresas locais e outras entidades, podendo ser visualizadas aqui.
Por um lado, o Pacto Global reconhece que empresas mais ambiciosas no relato de suas políticas são como “signatárias avançadas”. Por outro, determina que aquelas empresas que não apresentarem o relatório anual detalhando o desenvolvimento de suas ações nos 10 princípios estabelecidos, terão um ano para se adequar às exigências e, caso isso não seja feito, serão automaticamente excluídas da iniciativa. Em 2011, uma lista de 2.048 empresas em todo o mundo foi retirada, sendo 72 destas brasileiras.
Para melhor compreensão de como atuam os atores que compõem a rede de interação do Pacto e quais são os passos para adesão à iniciativa, clique aqui.
 
 
There are no items to show in this view.

Adicionar Comentários

Nome *


Email *


Telefone


Comentário *


Validar *

 

Anexos

* Campo obrigatório

Assuntos Relacionados

Programa Gestão da Sustentabilidade Corporativa

Os conceitos da sustentabilidade e a sua aplicabilidade na gestão empresarial....

As gerações de profissionais e sua percepção sobre sustentabilidade corporativa.

Em 2014 o Núcleo de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral lançou a segunda edição da pesquisa Estado da Gestão para a Sustentabilidade no ...

​FDC e Universidade Martins do Varejo iniciam programa para o setor varejista

Foi iniciado, no dia 7 de julho, o Programa Avance: Estratégia em Gestão de Varejo, iniciativa da Fundação Dom Cabral em parceria com a Univ...
 

 Busca

 

Arquivos de posts

X

Encontre um programa

Tema



















Localidade

Duração

Nível Hierárquico

Acompanhe nas redes